Operação ‘Proximidade’ aborda mais de 4,5 mil pessoas e fecha 32 bares

Veículos foram revistados. Foto: Bruno Zanardo – Secom

Dando continuidade às ações de combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) realizou, na noite de sexta-feira (03/11) e na madrugada deste sábado (04/11), a operação “Proximidade”.

Durante a ação, que ocorreu nas zonas norte, leste  e oeste, 4.576 pessoas foram abordadas, além de 951 carros, 229 motos e 74 ônibus. Cinquenta e quatro veículos foram autuados por irregularidades e 4 conduzidos ao Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). Sete pessoas foram presas, duas em posse de substâncias entorpecentes. A operação vistoriou 62 bares, 32 foram fechados.

A operação é uma ação integrada que reúne homens das polícias Militar (PMAM) e Civil (PC-AM), do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e do Detran-AM, da Secretaria Executiva Adjunta de Operações Integradas (Seaop) e da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança (Seagi). Toda a ação foi monitorada pelas câmeras do Centro Integrado de Comando e Controle do Amazonas (CICC-AM).

O vice-governador e secretário de Segurança do Amazonas, Bosco Saraiva, esteve em umas barreiras policiais montada no bairro Alvorada. O titular da SSP pediu compreensão dos cidadãos de bem que, ao passar por uma barreira, colabore com o trabalho da polícia. “A ideia é intensificarmos aquilo que foi aprovado e deu resultado positivo no mês de outubro, quando conseguimos reduzir o número de homicídios na cidade. Estaremos presentes em todas as zonas da capital”, disse o vice-governador.

Continuidade – As ações da SSP seguem até a madrugada da próxima segunda-feira (06/11) e fazem parte das operações “Proximidade”, “Espectro” e “Choque de Ordem”, que ocorrerão ao longo de todo o mês de novembro.

As forças de segurança da SSP atuarão nas chamadas “manchas criminais”, onde ocorre o maior número de ocorrências. O comerciante Jeimson Sales, 35 anos, morador do bairro São José, zona leste de Manaus, passou por uma das barreiras policias e falou da importância dessas ações. “Eu acho ótimo para a segurança da família e muito importante hoje em dia porque ajuda no combate à criminalidade”, disse.

Operação Enem – Durante todo o domingo (05/11), quando serão aplicadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a segurança também será reforçada, com policiamento ostensivo, para garantir tranquilidade na realização das provas e para garantir a segurança de organizadores e participantes do exame. O Amazonas registrou 165 mil inscrições confirmadas, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *