Procon Manaus começa a monitorar preços para evitar fraudes na Black Friday

De olho nas fraudes da Black Friday, o Procon Manaus iniciou nesta sexta-feira, 3/11, o monitoramento de preços para conferir o cumprimento das ofertas que serão anunciadas neste ano. A megaliquidação, inspirada nos Estados Unidos, está marcada para começar à zero hora do dia 24 de novembro.

Para o consumidor não cair em ciladas, orienta o gerente do Procon Manaus, Fabricio Lima,  é preciso fazer pesquisas. “Solicitar folders, fazer orçamentos e até mesmo tirar fotos das etiquetas que são expostas com o preço são as maiores comprovações de que o consumidor irá saber realmente o que está sendo ofertado na Black Friday”, informa.

“A chamada maquiagem de preços é um dos problemas que pode ocorrer e nesse caso e o Procon Manaus está monitorando para que essa prática não aconteça”, salienta Fabrício.

As vendas do varejo online na Black Friday devem crescer entre 15% a 20% neste ano no Brasil, em comparação ao ano passado, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Google Brasil em agosto.

Caso o consumidor identifique práticas inadequadas, a orientação do Procon Manaus é que busque seus direitos. O primeiro passo é procurar o gerente ou responsável pela loja. Não havendo acordo, ele deve ir imediatamente a um Procon para fazer a denúncia. Comerciantes que enganarem clientes podem ser notificados, autuados e ter que pagar multa, pois de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, publicidade enganosa é crime.

O Procon Manaus orienta ainda que, ao fazer a pesquisa, o consumidor print a tela com a demonstração do produto e o valor de compra, e também com informação do link , nome da empresa, data e hora em que foi feita a pesquisa.

A exemplo do que já fez em outras edições da Black Friday, o Procon Manaus fará plantão especial de monitoramento e orientação no dia 24, data da edição 2017 da Black Friday, por meio do 0800 092 0111 e pelo WhatsApp 98856-3331 e na sede do Procon Manaus localizada na rua Afonso Pena, 38, Praça 14 de Janeiro, zona Sul.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *