Dema doa 320 kg de pirarucu ilegal. Pescado foi apreendido na Manaus Moderna

A partir de denúncia para o Batalhão Ambiental, policiais chegaram até barco com 320 kg de pirarucu ilegal que foi doado para instituições. Foto: Divulgação

Trezentos e 20 quilos de pirarucu ilegal foram apreendidos nesta sexta-feira (3), no porto da Manaus Moderna, pela equipe do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA).

Os PMs chegaram até o local por meio de denúncia, informando que no barco Sofia Letícia havia um carregamento de pescado irregular.

Durante a abordagem, os policiais militares constataram que um idoso de 73 anos, identificado como Paulo Cabral de Vasconcelos, proprietário do pescado, não portava a documentação exigida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para fazer o transporte do pescado.

Ele foi preso pela equipe policial e conduzido à Delegacia Especializada em Crimeia contra o Meio Ambiente (Dema), onde foi indiciado por transporte de pescado ilegal. Após procedimentos cabíveis na especializada, Paulo será liberado para responder pelo crime em liberdade.

Doação

A equipe da Dema, sob o comando do delegado titular da unidade policial, Bruno Hitotuzi, doou para duas entidades filantrópicas os 320 kg de pirarucu.

“Doamos o pescado apreendido para o abrigo O Coração do Pai, situado no bairro Japiim, zona Sul, e para a organização humanitária internacional ‘Aldeias Infantis SOS’ de Manaus, localizada no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste da capital. Temos como principal objetivo na Dema, defender a natureza e praticar a caridade”, explicou Hitotuzi.

Crime

O Batalhão de Policiamento Ambiental orienta a população que é proibida a captura, a comercialização e o transporte do pirarucu, conforme Instrução Normativa Ibama 34/2004.

Os infratores são responsabilizados com as penalidades previstas na Lei de Crimes Ambientais, 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, e no decreto 3.179, de 21 de setembro de 1999.

Para denunciar crimes ambientais basta ligar para a linha direta do Batalhão Ambiental no 98842-1547.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *