Suspeitos de latrocínio de soldado da PM se entregam à polícia. Três homens da quadrilha estão foragidos

Jander Rocha, o “Porco”, foi quem segurou o PM quando ele tentou reagir ao assalto. Leonardo, de camisa vermelha, confessou ter disparado duas vezes no chão e uma no soldado Marcelo Chaves, no tórax. Policial não resistiu ao ferimento. Foto: Divulgação

Dois suspeitos foram presos acusados do latrocínio do soldado da Polícia Militar Marcelo Chaves de Souza, 34, crime ocorrido no dia 28, numa lanchonete no bairro Cidade Nova, zona Norte. Um dos detidos é Jander Rocha de Souza, 22, o “Porco”, apontado como um dos líderes de uma organização criminosa envolvida na morte do PM.

Leonardo William Melo Silva, 19, conhecido como “Léo”, autor dos tiros que atingiram o PM, também se apresentou no prédio da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), na tarde da última segunda-feira, dia 30, por volta das 14h. Ambos foram apresentados hoje, durante coletiva de imprensa.

Segundo o delegado e diretor do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), Guilherme Torres, o grupo é responsável ainda por cometer roubos a estabelecimentos comerciais, agências bancárias e residências na capital e no interior do Estado.

Um terceiro suspeito, Jorge Luiz Carvalho Martins, está sendo procurado diretamente pelo envolvimento no roubo seguido de morte do soldado. Eram três homens na lanchonete na madrugada do crime. “Na hora não sabíamos que ele era PM, só descobrimos depois, quando pegamos o celular e vimos a arma. Éramos só nós três no local. Eu segurei ele e o ‘Léo’ atirou”, falou Jander.

Apresentado à DEHS

Jander se apresentou no prédio da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) nesta terça-feira (31), sendo levado ao DRCO para os procedimentos cabíveis em torno do latrocínio do soldado.

Conforme Torres, Jander e um homem identificado como Marco Maia Rêgo, conhecido como “Parazinho”, são os líderes dessa associação criminosa, que recruta jovens para cometer assaltos em Manaus e nos municípios do interior do Estado.

Além de “Parazinho”, estão sendo procurados Jorge Luiz Carvalho Martins; Yuri Melo, conhecido como “Loirinho”, e Ismael Santos de Souza, integrantes do grupo.

Crimes

O diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), delegado Mateus Moreira, explicou que o grupo criminoso é suspeito de um roubo a uma residência de um comerciante, no município de Novo Aripuanã (distante 227 quilômetros de Manaus), de onde levaram R$ 80 mil em espécie, além de R$ 10 mil em joias.

O diretor do DPI informou que, por este crime, Jander possui um mandado de prisão em aberto. O documento foi expedido pelo juiz Jean Carlos Pimentel dos Santos, da Comarca de Maués, município distante 276 quilômetros em linha reta da capital.

Na base do DRCO, Jander foi indiciado por organização criminosa e latrocínio. O infrator, que estava cumprindo pena no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) no regime semiaberto por roubo, será levado para o Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM).

Outro preso

Leonardo William Melo Silva, 19, conhecido como “Léo”, foi preso e apresentado nesta quarta-feira (1) pelo crime de latrocínio, contra o PM Marcelo Chaves de Souza.

O delegado Adriano Felix, titular da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), contou que “Léo” se apresentou com medo de represálias em razão da repercussão do caso.

Roubo de veículo

Ele contou que no dia do crime, ele e outros dois indivíduos saíram de uma casa noturna, na rua Lobo D’Almada, Centro, zona Sul, por volta das 2h.

O infrator disse que ele e os comparsas pegaram uma corrida por meio de um aplicativo e, em um dado momento durante o trajeto, anunciaram o roubo. Liberaram o motorista e foram dirigindo até a lanchonete onde começaram a recolher os pertences de clientes do estabelecimento.

Durante um momento do crime, o PM tentou reagir, mas foi baleado fatalmente. Os três infratores fugiram, e o soldado foi socorrido e encaminhado ao Hospital e Pronto Socorro Platão Araújo, onde faleceu horas depois. O soldado era lotado na 18ª Companhia Interativa de Polícia (Cicom).

O titular da Derfd representou pela prisão preventiva de Leonardo, que foi expedido no dia 30 de outubro deste ano, pela juíza Dinah Câmara Fernandes de Souza, da 8ª Vara Criminal.

Ainda de acordo com o titular da especializada, os outros dois envolvidos no latrocínio já foram identificados e estão sendo procurados pela polícia.

[KGVID]http://www.portaldomarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2017/11/WhatsApp-Video-2017-11-01-at-12.41.15.mp4[/KGVID]

[KGVID]http://www.portaldomarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2017/10/IMG_7025.mp4[/KGVID]

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *