Piscina da Olimpíada Rio/2016 inaugura em Manaus em junho 2018. Veja quais são os prazos

Piscina Olímpica foi usada na Olimpíada Rio/2016 e é igual à do Mundial de Budapeste, em julho

Infraestrutura que vai receber a piscina olímpica está em andamento. Foto: David Batista

A Piscina da Olimpíada do Rio 2016, que recebeu competições oficiais de natação, tem inauguração prevista para junho/2018, em Manaus. O equipamento é o mesmo usado também no Mundial de Natação, em julho, em Budapeste, Hungria. A aquisição foi do ex-secretário estadual da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Fabrício Lima. Ela deveria ter sido inaugurada em março deste ano e a atual secretária da pasta, Janaína Chagas, renegociou os prazos.

A piscina é apenas um dos itens “herdados” pelo Governo do Amazonas da Olimpíada Rio/2016. “Vêm cinco tapetes de luta olímpica, dez mesas de tênis de mesa, material de levantamento de peso olímpico”, revela Fabrício.

A parte do Estado, no processo entre aquisição e instalação da piscina, é apenas pagar o transporte do equipamento. O dinheiro para a obra no local de instalação é financiado pelo Ministério dos Esportes. São R$ 7 milhões, destinados a ampla reforma da Vila Olímpica. Foram adquiridos ainda pela também ex-secretária da Sejel e atual deputada estadual, Alessandra Campelo. Entre outras coisas, o Parque de Natação vai se tornar um dos mais modernos do País.

Prazos

“Os prazos foram renegociados com o Ministério dos Esportes e a Caixa Econômica Federal”, diz Janaína. A infraestrutura, atrás da piscina de saltos da Vila, está na fase de conclusão. O transporte em licitação.

O deslocamento será em novembro, do Centro de Desportos da Aeronáutica, no Rio, onde está armazenada. Serão 45 dias de transporte. Tudo, peça por peça, num enorme quebra-cabeças, vem em palets, acondicionados em conteiners.

Piscina da Olimpíada

A piscina foi construída em módulos pela empresa italiana Myrtha Pools, maior especialista do mundo. A desmontagem ocorreu logo após o fim da natação na Olimpíada 2016. “A Myrtha cuida dela como um bebê”, diz a engenheira civil Iolanda Reis Mendes, que trabalha na infraestrutura para recebê-la. Custou R$ 7 milhões e isso porque o Governo Federal é isento de impostos.

Piscina da Olimpíada tem a mais moderna tecnologia do mundo

A piscina quando ainda estava montada no parque aquático carioca

Em março do ano que vem, vestiários, piscina de saltos e piscina de aquecimento (onde havia jogos de polo aquático) estarão prontos. A Myrtha pede 90 dias para a instalação final. “Por isso estamos calculando, para não errar, que em junho tudo estará pronto”, diz Iolanda Mendes.

[KGVID]http://www.portaldomarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2017/11/IMG_7141.mp4[/KGVID]

[KGVID]http://www.portaldomarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2017/11/IMG_7142.mp4[/KGVID]

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *