Ponta Negra será iluminada para abertura do ‘Novembro Azul’

Para marcar o início das atividades de conscientização no mês dedicado à saúde do homem, com palestras educativas, realização de exames específicos ao público masculino e demais ações de sensibilização quanto à importância da prevenção, o Complexo Turístico Ponta Negra, na zona Oeste, será iluminado na noite desta quarta-feira, 1º de novembro.

A abertura oficial do movimento “Novembro Azul” ocorrerá às 18h, em frente ao Anfiteatro, e deve reunir mais de duas mil pessoas. Neste ano, a campanha em Manaus terá como padrinho o prefeito Arthur Virgílio Neto.

“Todos sabem que há pouco tempo retirei um câncer na próstata e fiz questão de tornar isso público para que sirva de alerta. Esse é o objetivo desse movimento, quebrar preconceitos e fazer com que os homens sejam mais prevenidos com a sua saúde”, aconselhou o prefeito.

Organizado pela Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc), entidade parceira da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), as ações durante todo mês de novembro na capital terão o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio do Fundo Manaus Solidária (FMS) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

“Como grande parte dos homens, o Neto também sempre colocava outras prioridades à frente dos exames médicos, mas consegui convencê-lo e quando ele fez os exames o resultado foi o câncer de próstata. Graças a Deus o diagnóstico precoce permitiu que ele ficasse curado. Informação, exames de rotina e diagnóstico precoce são fundamentais para vencer essa doença e por isso o FMS é mais um órgão que se emana nesse objetivo”, afirmou a primeira-dama e presidente do Fundo, Elisabeth Valeiko.

 Todos contra o câncer

O movimento Novembro Azul surgiu em 2003, na Austrália, no dia 17 de novembro, quando se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. A campanha busca sensibilizar os homens sobre a importância da prevenção às doenças masculinas e, em especial, ao câncer de próstata, o tipo de maior incidência entre a categoria no Amazonas.

De acordo com o presidente da Lacc, mastologista Jesus Pinheiro, o envolvimento das autoridades e entidades de apoio à causa câncer é essencial para que se amplie a divulgação acerca da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que tem previsão de 520 casos para este ano no Estado, com cerca de 28 diagnósticos para cada 100 mil homens.

“A participação da Sociedade Brasileira de Urologia, das secretarias de Saúde do Estado (Susam) e Município (Semsa), além do Fundo Manaus Solidária, ajudam a fortalecer a campanha, facilitando o acesso aos exames preventivos e levando informação à sociedade”, disse Pinheiro.

Conforme a enfermeira Marília Muniz, coordenadora estadual da Atenção Oncológica no Amazonas, um cronograma com palestras e divulgação na mídia local, também está sendo criado, de modo a levar à maior quantidade de pessoas, as orientações pertinentes sobre a doença.

“Alertamos a população masculina que está na faixa etária de risco, que não só no mês de novembro, mas durante todo o ano, busque realizar seu exame de PSA (sanguíneo) e o exame do toque retal com um urologista, descartando eventuais alterações ou detectando-as o mais cedo possível, elevando as chances de sucesso no tratamento”, explicou a especialista.

Masculinidades e Saúde do Homem

 O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Nacional de Saúde do Homem (CNSH) e de outras áreas técnicas, durante o mês de novembro irá abordar a saúde integral do homem em todas as suas especificidades, e não somente focada no câncer de próstata.

Este ano o tema a ser trabalhado pela Coordenação Nacional de Saúde do Homem é “Masculinidades e Saúde do Homem”, com a promoção da saúde masculina e promovendo ações que estimulem a presença dos homens nos serviços de saúde, permitindo que o mesmo sejam protagonistas das ações direcionadas a eles.

Serão ofertadas consultas, ações de orientação educativa sobre as doenças prevalentes dessa população como: hipertensão, diabetes, hanseníase, tuberculose, infecções sexualmente transmissíveis, alcoolismo, tabagismo, prevenção a violência e acidentes, entre outros. Além de encaminhamentos para avaliação bucal, situação vacinal e nutricional e realização de teste rápido para sorologias.

A Sociedade Brasileira de Urologia preconiza os 45 anos como a idade inicial para o rastreio do câncer de próstata. O Ministério da Saúde, preconiza aos 50 anos.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *