Maior apreensão da história da Polícia Civil do AM tira do mercado 900 kg de cocaína pura avaliada em R$ 20 milhões. Veja fotos e vídeo

Cerca de 25 pacotes, com a droga dividida em 698 tabletes, estavam enterrados na praia da Ilha da Marchantaria, numa comunidade em Iranduba. Droga foi localizada com ajuda de cães farejadores. Fotos: PMS e Divulgação PC-AM

A maior apreensão de cocaína pura da história da Polícia Civil do Amazonas tirou de circulação 900 quilos da droga, avaliada em R$ 20 milhões.

O cloridrato de cocaína, a forma mais pura do entorpecente, foi encontrado enterrado em 25 sacas, totalizando 698 tabletes, numa praia da Ilha da Marchantaria, em Iranduba, na Região Metropolitana de Manaus, nesta segunda-feira (30).

A apreensão e a prisão de dois homens, que estavam transportando parte da cocaína, foi possível com mais uma etapa da Operação “Tarrafa”, com equipes do Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc), da Secretaria-Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai), da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), grupamento Força Especial de Resgate e Assalto (Fera), da Delegacia Fluvial e do Canil da PM.

Foram presos o peruano Zilmar Albino Dantas, 32, e o pescador Pedro Dias Oraco, 42, que estavam numa embarcação no rio, que foi abordada por policiais civis.

Apreensão histórica

Durante coletiva de apresentação da droga e dos dois presos, o delegado e diretor do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), Paulo Mavignier, contou detalhes da operação e disse que a cocaína chegou a Manaus um dia antes da apreensão histórica.

“Aguardamos uma lancha na área e uma rabeta, e quando passaram fizemos a abordagem. Havia um peruano e um brasileiro na embarcação, que notamos tinha o assoalho bastante elevado, como se escondesse um porão. Um dos cães farejadores encontrou a primeira peça de cocaína”, explicou Mavignier.

O delegado contou que o Pedro confessou que tinha ido buscar o peruano numa ilha e conduziu as equipes até o local. “Os cães fizeram buscas, e encontramos a droga enterrada em 25 sacos. Os traficantes utilizam várias formas de esconderijo, enterrando, guardando em flutuantes, colocando embaixo d’água”, falou o diretor.

Peru e Colômbia

A polícia acredita que a droga tenha origem nas rotas que abastecem a região, Peru e Colômbia, tendo como destino Manaus e outros Estados, pelo grande volume. Este ano, se contabiliza 5,5 toneladas de entorpecentes apreendidos.

“A nossa geografia favorece a entrada de grandes quantidades de entorpecentes, mas estamos fazendo constantemente apreensões e o sigilo das investigações é essencial para o êxito do trabalho”, explicou Mavignier.

Para o delegado-geral da Polícia Civil, Mariolino Brito, a droga vem da fronteira e em razão de sua extensão o trabalho precisa ser transnacional, envolvendo países e vários setores da segurança pública do Estado. “Temos operações federais em andamento em Tabatinga e precisamos do empenho de todos os países limítrofes neste combate, como Peru, Colômbia e até Estados Unidos”, disse.

Dois homens foram presos numa embarcação, onde cães farejaram primeiro pacote de cocaína. Eles entregaram localização na ilha

[KGVID]http://www.portaldomarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2017/10/WhatsApp-Video-2017-10-31-at-11.23.10.mp4[/KGVID]

[KGVID]http://www.portaldomarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2017/10/WhatsApp-Video-2017-10-31-at-11.22.34.mp4[/KGVID]

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *