Ao acumular 20 pontos, motorista receberá suspensão da CNH por 6 meses, no mínimo

Motoristas que acumularem 20 pontos ou mais na CNH terão suspensão por no mínimo 6 meses do documento. A decisão vale para todo o Brasil. Foto: Arquivo

A partir desta quarta-feira (1º), o motorista que acumular 20 pontos ou mais na Carteira Nacional de Habilitação estará sujeito a uma suspensão da CNH por no mínimo seis meses. Antes, o tempo mínimo era de um mês. A pontuação vale para infrações cometidas desde 1º de novembro de 2016. A decisão tem validade para todo o território brasileiro.

O período maior de suspensão foi estabelecido pela Lei Federal nº 13.281, que promoveu alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em vigor desde novembro de 2016, a norma produzirá efeitos nos processos de suspensões a partir de agora porque o condutor é penalizado ao somar ou ultrapassar 20 pontos no período de 12 meses contados a partir da primeira infração.

Reincidentes

Motoristas reincidentes na perda da CNH no período de um ano receberão a pena mínima de oito meses. Atualmente, nesses casos, o prazo é de seis meses. Já o tempo máximo permanece em 24 meses.

Depois de cumprir a suspensão, a carteira de habilitação será restituída e o motorista poderá voltar ao volante após apresentar o certificado de conclusão do curso de reciclagem – oferecido pelo próprio Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Adson disse:

    Eu gostaria de saber se eu tenho a CNH mais tá vencida desde maio deste ano eu gostaria de saber se eu ainda posso renovar a minha CNH

    RESPOSTA
    Pode.