Nova diretora da FCecon toma posse com desafio de fortalecer a instituição

O secretário Francisco Deodato empossa a nova diretora da FCecon, a engenheira biomédica Ana Paula Lemes (de vestido preto). Foto:Valdo Leão/Secom.

Tomou posse, nesta segunda-feira, 30, a nova diretora-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), a engenheira biomédica Ana Paula Lemes. Na ocasião, o secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, anunciou que ela assume o cargo com a missão de preparar a instituição, inclusive administrativamente, para que possa retomar, no próximo ano, o sistema de escolha do diretor, conforme estabelece o estatuto da instituição – com formação de lista tríplice a ser encaminhada ao governador, para indicação.

Ana Paula está substituindo o médico cirurgião oncológico Marco Antônio Ricci, que pediu exoneração do cargo, mas continuará na equipe da instituição. Ricci estava como diretor-presidente da FCecon desde janeiro de 2016.

“Estamos iniciando, hoje, na Fundação Cecon, um processo de fortalecimento institucional, por conta da sua função estratégica no sistema de saúde do Estado e também pelo alcance regional que possui. Pretendemos consolidar o processo administrativo e financeiro da unidade e, também, os projetos técnico-científicos, de forma a preparar a instituição para os desafios a serem enfrentados”, explicou o secretário.

De acordo com Francisco Deodato, a nova diretora Ana Paula Lemes vai conduzir esse processo de fortalecimento, junto com a equipe técnica da unidade, que não sofreu mudança. Mantêm-se no cargo o diretor Técnico, Ênio Lúcio Coelho; a diretora de Ensino e Pesquisa, Kátia Torres, e a diretora Administrativa, Maria Célia Lopes.

Segundo Deodato, a intenção é aproximar mais a Secretaria Estadual de Saúde (Susam) da gestão da FCecon. “Vamos revigorar a área técnica e fortalecer a parte administrativa. Assim, conseguiremos identificar, de imediato, as situações de dificuldade”, disse o secretário.

O secretário executivo da Susam, Orestes Melo Filho, irá acompanhar diretamente o processo de reordenamento administrativo e financeiro da instituição, dando mais celeridade na resolução dos problemas e na definição das prioridades. “A intenção é fazer com que as decisões ganhem agilidade na implementação, tornando mais fácil resolver a questão de recursos e os gargalos da assistência”, disse Orestes, que também participa do mesmo processo na Fundação Adriano Jorge.

Para a nova diretora Ana Paula Lemes, a presença mais forte da Susam na Fundação vai ser fundamental para agilizar a resolução dos problemas e até ampliar o atendimento. Ela informa que a meta da nova gestão é organizar um sistema de administração institucional que independa de quem está no cargo. Uma das prioridades é implantar um sistema de engenharia clínica, para gerenciamento do parque de equipamentos da fundação.

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *