Nova diretora da FCecon toma posse com desafio de fortalecer a instituição

O secretário Francisco Deodato empossa a nova diretora da FCecon, a engenheira biomédica Ana Paula Lemes (de vestido preto). Foto:Valdo Leão/Secom.

Tomou posse, nesta segunda-feira, 30, a nova diretora-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), a engenheira biomédica Ana Paula Lemes. Na ocasião, o secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, anunciou que ela assume o cargo com a missão de preparar a instituição, inclusive administrativamente, para que possa retomar, no próximo ano, o sistema de escolha do diretor, conforme estabelece o estatuto da instituição – com formação de lista tríplice a ser encaminhada ao governador, para indicação.

Ana Paula está substituindo o médico cirurgião oncológico Marco Antônio Ricci, que pediu exoneração do cargo, mas continuará na equipe da instituição. Ricci estava como diretor-presidente da FCecon desde janeiro de 2016.

“Estamos iniciando, hoje, na Fundação Cecon, um processo de fortalecimento institucional, por conta da sua função estratégica no sistema de saúde do Estado e também pelo alcance regional que possui. Pretendemos consolidar o processo administrativo e financeiro da unidade e, também, os projetos técnico-científicos, de forma a preparar a instituição para os desafios a serem enfrentados”, explicou o secretário.

De acordo com Francisco Deodato, a nova diretora Ana Paula Lemes vai conduzir esse processo de fortalecimento, junto com a equipe técnica da unidade, que não sofreu mudança. Mantêm-se no cargo o diretor Técnico, Ênio Lúcio Coelho; a diretora de Ensino e Pesquisa, Kátia Torres, e a diretora Administrativa, Maria Célia Lopes.

Segundo Deodato, a intenção é aproximar mais a Secretaria Estadual de Saúde (Susam) da gestão da FCecon. “Vamos revigorar a área técnica e fortalecer a parte administrativa. Assim, conseguiremos identificar, de imediato, as situações de dificuldade”, disse o secretário.

O secretário executivo da Susam, Orestes Melo Filho, irá acompanhar diretamente o processo de reordenamento administrativo e financeiro da instituição, dando mais celeridade na resolução dos problemas e na definição das prioridades. “A intenção é fazer com que as decisões ganhem agilidade na implementação, tornando mais fácil resolver a questão de recursos e os gargalos da assistência”, disse Orestes, que também participa do mesmo processo na Fundação Adriano Jorge.

Para a nova diretora Ana Paula Lemes, a presença mais forte da Susam na Fundação vai ser fundamental para agilizar a resolução dos problemas e até ampliar o atendimento. Ela informa que a meta da nova gestão é organizar um sistema de administração institucional que independa de quem está no cargo. Uma das prioridades é implantar um sistema de engenharia clínica, para gerenciamento do parque de equipamentos da fundação.

 

Veja também

PF deflagra operação em Belém, São Paulo e AM de combate ao tráfico internacional de drogas A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (21) a Operação Mundurucus, no Pará, na capital Belém, e nos Estados de São Paulo e Amazonas. Participam da operação 100 policiais federais. A ação visa desarticular uma rede de tráfico internacional de drogas. De acordo com ...
Mário Aufiero garante que devolveu carros em 2015, mas blindado só dia 3/12, quando Casa Militar deu... Delegado afirma que devolveu os carros, inclusive um blindado que usou dois anos após deixar Delegacia Geral. Foto: ArquivoO delegado Mário Jumbo Aufiero afirma que devolveu os dois carros, sob guarda do Governo do Amazonas, que estavam em seu poder. Um deles, um Kia So...
Descartada raiva em paciente do rio Unini e menina, grave, tem ‘encefalite viral’ O resultado do exame do liquor – líquido cefalorraquiano – colhido do paciente adulto de 44 anos internado na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) deu negativo para encefalite viral. A informação é do infectologista da FMT-HVD, Antonio Magel...
Delegado Aufiero usa carros apreendidos e Casa Militar denuncia que não quer devolver Ex-delegado Mário Aufiero está sendo cobrado pelo uso e por não devolver ao poder público dois carros. Um deles foi apreendido com o traficante "Piu-Piu", em 2013, um Kia Sorento. Foto: ArquivoO comissário da Polícia Civil, delegado Mário Jumbo Miranda Aufiero, e presid...
Confira os serviços essenciais que estão funcionando nesse feriado Dia da Consciência Negra Foto: ReproduçãoO Governo do Amazonas informa que manterá os serviços essenciais, nas áreas de saúde e segurança, nesta segunda-feira, 20 de novembro, feriado pelo Dia da Consciência Negra. O expediente em todos os órgãos do Estado retornará à normalidade na terça-feira...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook