Nova diretora da FCecon toma posse com desafio de fortalecer a instituição

O secretário Francisco Deodato empossa a nova diretora da FCecon, a engenheira biomédica Ana Paula Lemes (de vestido preto). Foto:Valdo Leão/Secom.

Tomou posse, nesta segunda-feira, 30, a nova diretora-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), a engenheira biomédica Ana Paula Lemes. Na ocasião, o secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, anunciou que ela assume o cargo com a missão de preparar a instituição, inclusive administrativamente, para que possa retomar, no próximo ano, o sistema de escolha do diretor, conforme estabelece o estatuto da instituição – com formação de lista tríplice a ser encaminhada ao governador, para indicação.

Ana Paula está substituindo o médico cirurgião oncológico Marco Antônio Ricci, que pediu exoneração do cargo, mas continuará na equipe da instituição. Ricci estava como diretor-presidente da FCecon desde janeiro de 2016.

“Estamos iniciando, hoje, na Fundação Cecon, um processo de fortalecimento institucional, por conta da sua função estratégica no sistema de saúde do Estado e também pelo alcance regional que possui. Pretendemos consolidar o processo administrativo e financeiro da unidade e, também, os projetos técnico-científicos, de forma a preparar a instituição para os desafios a serem enfrentados”, explicou o secretário.

De acordo com Francisco Deodato, a nova diretora Ana Paula Lemes vai conduzir esse processo de fortalecimento, junto com a equipe técnica da unidade, que não sofreu mudança. Mantêm-se no cargo o diretor Técnico, Ênio Lúcio Coelho; a diretora de Ensino e Pesquisa, Kátia Torres, e a diretora Administrativa, Maria Célia Lopes.

Segundo Deodato, a intenção é aproximar mais a Secretaria Estadual de Saúde (Susam) da gestão da FCecon. “Vamos revigorar a área técnica e fortalecer a parte administrativa. Assim, conseguiremos identificar, de imediato, as situações de dificuldade”, disse o secretário.

O secretário executivo da Susam, Orestes Melo Filho, irá acompanhar diretamente o processo de reordenamento administrativo e financeiro da instituição, dando mais celeridade na resolução dos problemas e na definição das prioridades. “A intenção é fazer com que as decisões ganhem agilidade na implementação, tornando mais fácil resolver a questão de recursos e os gargalos da assistência”, disse Orestes, que também participa do mesmo processo na Fundação Adriano Jorge.

Para a nova diretora Ana Paula Lemes, a presença mais forte da Susam na Fundação vai ser fundamental para agilizar a resolução dos problemas e até ampliar o atendimento. Ela informa que a meta da nova gestão é organizar um sistema de administração institucional que independa de quem está no cargo. Uma das prioridades é implantar um sistema de engenharia clínica, para gerenciamento do parque de equipamentos da fundação.

 

Veja também

Com 2 mil vagas, UnATI abre calendário de matrículas A partir da próxima terça-feira (27), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI), abre inscrições para mais de 40 modalidades de cursos e oficinas para o primeiro semestre de 2018. Serão ofertadas um total de 2 mil v...
Campeonato Amazonense de Luta Olímpica será neste sábado na Vila Olímpica de Manaus O Campeonato Amazonense de Wrestling é o evento que abre o calendário deste ano da FALLE . Foto: DivulgaçãoA Federação Amazonense de Luta Livre Esportiva e Olímpica (FALLE) realizará, neste sábado (24), o Campeonato Amazonense de Luta Olímpica Cadete e Junior, a partir ...
Empoderamento feminino e luta por igualdade são temas do ‘I Fórum Regional de Mulheres no Hip ... O “I Fórum Regional da Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop” que será realizado pelo Coletivo Ocupaminart e pela Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), traz o tema Empoderamento feminino e luta por igualdade, no fim ...
Vírus do sarampo em Roraima é o mesmo da Venezuela, diz diretor da FVS A confirmação da doença em uma criança da Venezuela, no dia 11/02, por profissionais da Fiocruz, rompeu um quadro epidemiológico estável no Brasil. Foto: DivulgaçãoO diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), Bernardino Albuquerque, declaro...
Peças típicas de dez países estarão em exposição na Feira Volta ao Mundo, a partir desta sexta A Feira Volta ao Mundo é considerado o mais importante evento do setor de artesanatos internacionais. Foto: DivulgaçãoA Feira Volta ao Mundo, com exposição de artesanatos originais e tradicionais de 10 países - Índia, Turquia, Indonésia, Paquistão, Egito, Líbano, Rússia...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *