Motoristas de Uber em Manaus fazem protesto pacífico contra projeto de lei que inviabiliza serviço

Manaus se junta ao protesto e motoristas do Uber, em torno de 700, sairão em carreata da avenida das Torres até a Arena da Amazônia, contra o projeto de lei que alegam ser retrocesso para o setor. Fotos: PMS

Manaus se junta a diversas cidades brasileiras nesta segunda-feira (30) onde ocorrem protestos contra o projeto de lei 28/2017, que estabelece uma série de regulamentações ao serviço de aplicativos de corrida, como Uber, que deve ser votado no Senado nesta terça (31).

Na capital amazonense, mais de 700 motoristas do Uber estão concentrados desde cedo na avenida das Torres e às 9h sairão em carreata, em direção à Arena da Amazônia, com veículos usando a #NãoAoPLC28 e #LeiDoRetrocesso. Segundo organizadores locais, Manaus hoje tem cerca de 4 mil motoristas que trabalham com o aplicativo.

A campanha nas redes sociais, com propagandas, divulgação de manifestos e posts patrocinados ganha novo fôlego com a chegada do presidente global do Uber, Dara Khosrowshahi, que visita São Paulo e Brasília hoje.

Mercado brasileiro

O mercado brasileiro é o segundo maior da companhia, atrás apenas dos Estados Unidos. A companhia já apresentou, junto com as concorrentes 99 e Cabify, 850 mil assinaturas contra o polêmico projeto de lei.

Khosrowshahi deve reforçar o coro, indo a Brasília com a missão de fazer lobby pelas companhias de transporte privado no país, que ameaçam deixar de operar caso o projeto de lei, que já passou pela Câmara dos Deputados, seja aprovado.

De autoria do deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP), a proposta estabelece uma série de regulamentações ao serviço, como o uso de placas vermelhas, como as de táxis, assim como a necessidade de uma autorização específica do poder público municipal para a prestação do serviço.

As empresas alegam que o serviço prestado é privado, mas seria transformado em transporte público de passageiros, criando uma série de regulações e burocracias.

Veja também
2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Manuel Adalberto Martins Pereira Junior disse:

    O direito de todos devemos usar o nosso dinheiro como quiser o mas barato.Basta os políticos roubarem milhões na política e nós trabalhamos com honestidade e qualidade

  2. Anne Maria Silva Barbosa disse:

    Isso é uma palhaçada além de dimuirem nosso salário mínimo ano que vem … quero nos obrigar a pagar por um serviço mais caro.. o Uber foi o melhor aplicativo que já criaram…ajuda tanto pessoas desempregadas quanto a nós que precisamos do serviço com o custo bem menor..que cabe no bolso dos manauaras. Eu digo NÃO Á PLC28