Dupla é presa por saquear motosserras durante confronto e incêndio em Humaitá

Wandenildo e Matheus foram detidos pela polícia após serem reconhecidos por meio de vídeos compartilhados por WhatsApp. Foto: Divulgação

Wandenildo Magalhães de Azevedo, 25, e Matheus Eduardo Pereira Coutinho, 21, foram presos na noite deste sábado (28) acusados de ter invadido e saqueado o prédio do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus).

A invasão e o roubo aconteceu durante um protesto de garimpeiros que resultou no incêndio das sedes do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no município.

Com a dupla a polícia encontrou 31 motosserras, 100 correntes para motosserras, entre outros equipamentos avaliados em R$ 30 mil, furtados durante o grande tumulto ocorrido na última sexta-feira (27).

A dupla foi identificada por meio de vídeos compartilhadas em grupos de WhatsApp e em redes sociais onde apareciam os materiais furtados no carro de Wandenildo.

O caso

Um grupo de garimpeiros ateou fogo, na tarde da última sexta-feira (27), em prédios e carros do Ibama e do ICMBio, em Humaitá. A motivação, segundo o subcomandante geral da PM, coronel Álvaro Cavalcante, foi a destruição de balsas e instrumentos de trabalho dos garimpeiros irregulares que atuam na região.

Informações preliminares obtidas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), indicaram que após uma ação de fiscalização, funcionários de órgãos federais atearam fogo em balsas que também serviam de local de moradia para os trabalhadores do garimpo. Ainda não há informações sobre o número de desabrigados.

“A ação do batalhão de Humaitá foi providencial e firme com relação ao tumulto que tomou conta da cidade. Uma situação muito tensa e que será investigada a fundo. O governador Amazonino Mendes determinou a ida de uma equipe para Humaitá para fazer um levantamento e para que o estado, unido à prefeitura, recupere rapidamente a assistência às famílias afetadas”, acrescentou o vice-governador.

De acordo com o Comando-Geral da Polícia Militar do Amazonas, não houve registro de pessoas feridas com as ocorrências. Apenas danos materiais.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *