Prefeitura de Manaus lança campanha de combate ao câncer bucal

O lançamento da Campanha Municipal de Combate ao Câncer Bucal marcou o encerramento da programação da V Semana da Saúde Bucal e da I Mostra de Ações em Saúde Bucal de Manaus, nesta sexta-feira, 27/10, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), localizada no Parque 10 de Novembro, na zona Centro-Sul. O evento, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) reuniu cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares de saúde bucal, que atuam nas unidades de saúde do município. A campanha contra o câncer bucal seguirá até o dia 9 de novembro.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, informa que, durante o período da campanha, todas as equipes de Saúde Bucal da rede municipal estarão intensificando os trabalhos para a busca ativa de casos suspeitos de lesões que possam indicar o câncer bucal.

“O objetivo é alertar a população para as ações de prevenção e detecção precoce de lesões suspeitas para a doença, mobilizando profissionais para reforçar a orientação sobre sinais e sintomas do câncer bucal”, explica Magaldi.

Os fatores de risco para a doença incluem o uso do cigarro e o álcool em excesso, a falta de higiene bucal, alimentação pobre em vitaminas e minerais, principalmente a vitamina C, e a exposição excessiva ao sol.

Doença
O câncer bucal é um tumor maligno que acomete a boca e parte da garganta. Pode se desenvolver nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares.

O principal sintoma deste tipo de câncer é o aparecimento de feridas na boca, que não doem e de difícil cicatrização, podendo se apresentar com alteração de cor (manchas brancas, vermelhas ou pretas) e com aumento de volume (caroços, carnes crescidas ou bolinhas).

De acordo com a gerente de Saúde Bucal da Semsa, Nara Esquivel, a Semsa conta hoje com 382 cirurgiões-dentistas, distribuídos em 143 estabelecimentos de saúde, entre Unidades de Básicas de Saúde (UBSs), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) e quatro Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs).

“Durante a campanha, as equipes de saúde bucal irão realizar os exames na cavidade oral em busca de lesões ou sintomas suspeitos, encaminhando, quando necessário, para os serviços especializados. E no dia 8 de novembro haverá o Dia D de Combate ao Câncer Bucal, com uma grande mobilização em toda Manaus”, salienta Nara.

O importante destaca a gerente, é que as pessoas procurem de forma regular o acompanhamento com um profissional cirurgião-dentista, no mínimo duas vezes ao ano. E, de acordo com a condição clínica, o profissional vai estabelecer um plano individual para cada paciente, a partir da avaliação realizada.

Veja também

PF deflagra operação em Belém, São Paulo e AM de combate ao tráfico internacional de drogas A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (21) a Operação Mundurucus, no Pará, na capital Belém, e nos Estados de São Paulo e Amazonas. Participam da operação 100 policiais federais. A ação visa desarticular uma rede de tráfico internacional de drogas. De acordo com ...
Mário Aufiero garante que devolveu carros em 2015, mas blindado só dia 3/12, quando Casa Militar deu... Delegado afirma que devolveu os carros, inclusive um blindado que usou dois anos após deixar Delegacia Geral. Foto: ArquivoO delegado Mário Jumbo Aufiero afirma que devolveu os dois carros, sob guarda do Governo do Amazonas, que estavam em seu poder. Um deles, um Kia So...
Descartada raiva em paciente do rio Unini e menina, grave, tem ‘encefalite viral’ O resultado do exame do liquor – líquido cefalorraquiano – colhido do paciente adulto de 44 anos internado na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) deu negativo para encefalite viral. A informação é do infectologista da FMT-HVD, Antonio Magel...
Delegado Aufiero usa carros apreendidos e Casa Militar denuncia que não quer devolver Ex-delegado Mário Aufiero está sendo cobrado pelo uso e por não devolver ao poder público dois carros. Um deles foi apreendido com o traficante "Piu-Piu", em 2013, um Kia Sorento. Foto: ArquivoO comissário da Polícia Civil, delegado Mário Jumbo Miranda Aufiero, e presid...
Confira os serviços essenciais que estão funcionando nesse feriado Dia da Consciência Negra Foto: ReproduçãoO Governo do Amazonas informa que manterá os serviços essenciais, nas áreas de saúde e segurança, nesta segunda-feira, 20 de novembro, feriado pelo Dia da Consciência Negra. O expediente em todos os órgãos do Estado retornará à normalidade na terça-feira...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook