No Acre, Amazonino pede união de governadores na defesa da Amazônia

Nesta sexta-feira, governador do Amazonas participa, na capital acreana, de encontro para tratar de segurança nas fronteiras. Foto: Sérgio Vale/Secom-AC

O governador do Amazonas, Amazonino Mendes, pediu união na defesa da Amazônia, na noite desta quinta-feira (26), durante o 16º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, em Rio Branco (AC).

No encontro, que marcou a implantação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, Amazonino informou que participará da Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-23), prevista para ocorrer em Bonn, na Alemanha, em novembro.

“Se reunirmos e unirmos a Amazônia, nós dermos as mãos, nós seremos uma força formidável deste país. Faremos com que este país planeje e respeite. A questão é extremamente importante no que diz respeito ao teu futuro, ao nosso futuro. Unidos, vamos a Bonn falar uma única palavra que é a busca dessa interação (desenvolvimento e floresta), respeitando a vida do nosso povo e a aspiração mundial de salvação do planeta”, comentou o governador.

Captação de recursos

Amazonino Mendes destacou a importância do consórcio, que será uma ferramenta para facilitar a captação de recursos para investimentos nos Estados da Amazônia Legal: Amazonas, Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

O governador assinou, ainda, a Carta Rio Branco com propostas voltadas para as áreas do meio ambiente, turismo, segurança e comunicação.

“Esse encontro é extremamente apropriado. A propósito do consórcio, explicando o que gostaria que fosse, nominando os pontos básicos, dessa integração, dessa união, imagino eu que consigamos isso. Será o primeiro grande passo. Sempre sonhei lá atrás com essa unidade da Amazônia. Nós, governadores da Amazônia, estamos muito consciente disso. Eu quero estar à frente deste processo”, declarou.

Durante o fórum, representantes dos nove Estados, além de cidades bolivianas, colombianas, peruanas e embaixadores da Noruega e Alemanha, debateram sobre os temas de meio ambiente, comunicação, turismo e segurança. Na ocasião, foi instituído do Dia da Amazônia, em que os governadores da Amazônia Legal vão a Bonn, durante a COP 23, na divulgação e defesa da região amazônica.

Segurança

Hoje, o governador Amazonino Mendes participou do Encontro de Governadores do Brasil pela Segurança e Controle das Fronteiras, Narcotráfico, uma Emergência Nacional, também em Rio Branco.

A reunião contará com representantes de órgãos federais, entre ministros, diretores-gerais das Polícias Federal e Rodoviária Federal, presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira, além de governadores dos Estados brasileiros, de províncias e departamentos do Equador, Peru, Bolívia e Colômbia e embaixadores.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *