Inaugurada academia ao ar livre no CSU do Alvorada 2

A nova academia conta com nove aparelhos para a prática de atividades físicas em uma área de 160m². Fotos: Alexandre Fonseca/Seminf/Divulgação

Moradores do bairro Alvorada 2, zona Centro-Oeste, agora contam com nova estrutura para as práticas de esporte e lazer. Nesta quarta-feira 25/10, a Prefeitura de Manaus entregou a 48ª academia híbrida ao ar livre. A nova academia está situada avenida L, dentro do campo do Centro Social Urbano (CSU) do Alvorada 2 e conta com nove aparelhos para a prática de atividades físicas em uma área de 160m².

Entre os equipamentos instalados: roda de ombro, máquina tríceps, torre de bicicleta, máquina bíceps, barra alta, simulador de caminhada e máquina de remada, além da instalação de placas explicativas para orientações de uso. A estrutura também tem rampas de acessibilidade para Portadores de Necessidades Especiais (PNE).

“Praças, parques e academias hoje são realidade de uma gestão comprometida com o bem-estar da população. E além da nova academia, o local também está recebendo uma iluminação à LED. Essa é a determinação do prefeito Arthur Neto, que a população da nossa cidade ganhe cada vez mais qualidade de vida”, destacou o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura (Semif), Marcos Rotta.

De acordo com o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Bisneto, a prefeitura está empenhada em cumprir a meta de levar esporte e lazer para as comunidades de Manaus. “Aqui nessa área do Alvorada precisava de uma academia. A Prefeitura de Manaus cumpriu o seu trabalho e trouxe mais uma opção para os moradores do bairro de esporte e qualidade de vida. Entregamos hoje mais uma academia e em pouco tempo temos a certeza de que estaremos entregando a centésima”, salientou Bisneto.

No local também foi instalada uma proteção de tela para dar mais segurança a quem utilizar o espaço. Segundo Rotta, somente no ano passado a cidade ganhou mais de 40 novos espaços destinados ao esporte e lazer.

O vice-prefeito e secretário de Obras, Marcos Rotta, disse que Manaus já ganhou mais de 40 novos espaços destinados ao esporte e lazer.

Melhorias

Nascido e criado no Alvorada, o autônomo Célio Lopes, 39, ressaltou as melhorias realizadas no local e o que a comunidade irá ganhar com a academia instalado no bairro. “Vai melhorar muita coisa com certeza. Muita gente estava esperando essa academia. O pessoal vinha aqui e perguntava quando a academia seria inaugurada e hoje estamos vendo, ela ser entregue para a nossa comunidade. Vai ser muito importante para os idosos que não tinham espaço para eles e agora vão poder realizar suas atividades aqui também”, contou.

A estrutura da 48ª academia montada pela Seminf e que será gerida pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), atende à emenda parlamentar do vereador Joãozinho Miranda, podendo ser usada por toda a comunidade.

Estrutura

A academia híbrida é uma linha de equipamentos para academias ao ar livre que possibilita sua utilização, ao mesmo tempo, por pessoas com e sem deficiência. Isso é possível porque os equipamentos contam com assento rebatível, rampa de acesso e placa em braile e com fonte ampliada.

A rampa permite a acomodação da cadeira de rodas e, ao mesmo tempo, acomoda os pés do usuário que não têm deficiência. O assento é automaticamente rebatido, tornando possível que o frequentador cadeirante realize seus exercícios exatamente na mesma posição em que o usuário não cadeirante permanece ao se posicionar sobre o assento.

A placa em braile fornece informações ao usuário com deficiência visual a respeito do funcionamento da máquina e a fonte ampliada permite que pessoas com visão mais limitada, como idosos, possam ter, também, acesso às informações.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *