FMT seleciona 160 pacientes para estudo sobre vírus zika nos fluidos corporais

FMT está selecionando 160 voluntários com sintomas de infecção por zika para fazer parte de pesquisa brasileira durante um ano. Foto: Arquivo

A Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), unidade vinculada à Secretaria Estadual de Saúde (Susam), está selecionando pacientes com sintomas de infecção por zika, como manchas vermelhas na pele, para participar de um estudo sobre a presença e tempo de permanência do vírus nos fluidos corporais.

A FMT-HVD é um dos três centros de pesquisa brasileiros escolhidos para executar o estudo, denominado ZikaBra. O projeto envolve também a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro e Recife. O ZikaBra está sendo desenvolvido por meio de parceria entre a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS), com parte do financiamento também vindo da instituição Wellcome Trust.

Fluidos

Segundo a diretora-presidente da FMT-HVD, Graça Alecrim, o objetivo desse estudo é investigar quanto tempo o vírus zika poderá ser encontrado nos fluidos corporais, para que se possa recomendar medidas preventivas de transmissão da doença.

Ela explica que há relatos, em vários países, de que o vírus zika foi identificado em vários tipos de fluidos corporais, como urina, sangue, saliva, leite materno, líquido amniótico e sêmen, mas não se sabe por quanto tempo ele permanece no corpo, causando a transmissão da infecção.

A pesquisadora e uma das coordenadoras do estudo na FMT, Camila Bôtto, informa que 480 pacientes, sendo 240 homens e 240 mulheres, deverão ser incluídos na pesquisa, incluindo os três centros. No Amazonas serão 160 pessoas e os pacientes serão acompanhados durante um ano.

Voluntário

Para participar do estudo, o voluntário deverá ter a confirmação da infecção pelo vírus zika, através de exames laboratoriais em sangue e/ou urina. As pessoas que residam no mesmo domicílio dos pacientes com zika também serão convidados a participar do estudo, mesmo que não apresentem os sintomas da doença.

Os voluntários que se propuserem a participar do estudo assinarão termo de consentimento livre e esclarecido, com todas as informações sobre o processo de acompanhamento.

De acordo com Camila Bôtto, pessoas com zika apresentam sintomas como manchas vermelhas na pele (exantema), com coceira, podendo ter febre, dores nas articulações e conjuntivite. Quem tiver um desses sintomas e quiser participar do estudo deve procurar a Gerência de Virologia da FMT.

Para participar do estudo é preciso apresentar as manchas na pele, ter mais de 18 anos e não estar grávida. Para mais informações, por favor entrar em contato com a equipe, pelos números (92) 2127-3447, 99180-5060 e 99181-5060.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *