Conta de energia vai aumentar em novembro e valor depende de cálculo da Aneel. AM não tem bandeira tarifária

Reajuste anual será aplicado a partir do primeiro dia de novembro, conforme cálculo da Agência Nacional de Energia Elétrica. 25Foto: Arquivo

O reajuste anual da tarifa de energia elétrica para o Amazonas está previsto para entrar em vigor a partir 1º de novembro, conforme homologação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Segundo a Eletrobras Amazonas Energia, com base nos últimos anos, o reajuste deve ser confirmado até o final deste mês, como em várias outras regiões do país.

A Aneel anunciou que o reajuste anual das contas de luz terá um percentual médio de 17,28%. Mas o valor real ainda não pode ser confirmado.

Por força de liminar, Manaus, Manacapuru, Presidente Figueiredo e Iranduba, que fazem parte do Sistema Interligado Nacional (SIN), não tem aplicação de bandeiras tarifárias, segundo esclarece a Eletrobras Distribuição Amazonas.

E os demais municípios, considerados isolados, são beneficiados pela lei 13.182/2015, que excluí consumidores destas áreas ou parcialmente integradas de tal cobrança.

Reajuste anual

O reajuste anual da tarifa de energia elétrica é calculado e divulgado pela Aneel, sendo calculado com base nos tributos, encargos do sistema, custos das geradoras, transmissoras e distribuidoras, sendo a parcela de distribuição a menor fatia.

Atualmente apenas R$ 12 a cada R$ 100 pagos na fatura de energia são destinados à Eletrobras Distribuição Amazonas para realizar investimentos e serviços de manutenção na rede elétrica. O restante é repassado aos demais entes.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *