Troco Solidário

Quantos amigos e familiares nossos já foram socorridos pelo Hemoam? Pois é! Milhares de pessoas, conhecidas ou anônimas, já receberam o afago fraterno das mãos amigas que salvam vidas, justamente nos piores momentos, de pura aflição. Esse grande amigo atende mais de dois mil pacientes por mês e parte desse atendimento acontece em internação quando a doença agrava. Hoje com apenas 22 leitos e uma enfermaria, o Hemoam já está internando mais de 30 pacientes, alguns em condições precárias. É hora de ajudar! É hora de o Hemoam receber a ajuda de todos nós.

Mãos à obra! A Campanha “Troco Solidário” já começou no dia 20 de outubro, fruto da parceria da rede de supermercados DB e a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), com participação ativa da Sefaz, que utilizará as estruturas do Programa de Educação Fiscal e da Campanha Nota Fiscal Amazonense para fortalecer e divulgar essa ação de cidadania e de solidariedade.

A Campanha já nasce com credibilidade e com imensa capilaridade. De um lado temos o médico Nelson Fraiji, Hematologista e Hemoterapeuta reconhecido dentro e fora do Brasil, um entusiasta que busca, com a sua equipe e colaboradores, construir um hospital com 150 leitos para atender pacientes com doença do sangue, assim como as crianças e adolescentes com câncer. Com o hospital pronto, o Hemoam passará a atender mais de 7 mil pacientes por mês e poder internar até 150 pessoas em enfermarias, UTI, além de poder realizar Transplante de Medula e cirurgias oncológicas.

De outro lado temos a participação do DB, que abraçou fortemente a causa.  Portanto, todos os clientes que quiserem doar qualquer valor para a campanha “Troco Solidário”, já poderão fazê-lo, de forma rápida e simples, em todas as 22 lojas da rede espalhadas pela cidade de Manaus.

A campanha funciona de forma prática: no momento que for pagar sua compra, o cliente poderá doar parte ou mesmo todo o seu troco para a campanha. Nesse primeiro momento, a doação está restrita apenas aos pagamentos feitos em dinheiro, e a mensagem da doação sai impressa na nota fiscal.

Na outra ponta está a Sefaz, que vai monitorar e gerar os relatórios da Campanha, levando segurança aos doadores. Foi feita uma inserção nos sistemas de notas fiscais,  em regime especial, para facilitar ao cidadão a sua doação e com isso garantir a transparência dos recursos.

Todo o recurso arrecadado será depositado na conta corrente nº 125921-0 da Fundação de Apoio ao Hemoam-Sangue Nativo, Agência 3726 do Bradesco, e sua contabilidade será auditada regularmente pela Sefaz, visto que todas as doações estarão registradas nas notas fiscais eletrônicas, portanto na base de dados da secretaria.

Enfim, o Hemoam tem o respeito e o carinho da sociedade. O trabalho de excelência ali desenvolvido nos dá a certeza de que vale a pena ajudar e apostar em dias melhores para quem precisa de um tratamento. É hora de a sociedade retribuir e abraçar o Hemoam. Pouco importa o valor do troco, pois os centavos e os reais dados de coração formarão uma imensa corrente visando um único objetivo, salvar vidas. E vidas não têm preço.

Augusto Bernardo Cecílio

Augusto Bernardo Cecílio

* Auditor fiscal da Sefaz, coordena o Programa de Educação Fiscal no Amazonas.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *