Semsa realiza Dia D de mobilização contra mosquito Aedes aegypti

Secretaria Municipal de Saúde e Fundação de Vigilância (FVS) fazem mobilização de combate ao Aedes a partir desta quinta-feira, com ações e trabalho educativo. Foto: Arquivo Semsa

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), realiza nesta quinta-feira (26), a partir das 9h, o “Dia D” de Mobilização para o Combate ao Aedes Aegypti em Manaus.

A programação integra as atividades da Semana Nacional de Combate ao Aedes, que tem o objetivo intensificar o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, chamando a atenção da população para medidas de prevenção contra essas doenças.

Educação

A abertura das atividades do “Dia D” vai ocorrer no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, localizado na avenida Brasil, Santo Antônio, zona Oeste, reunindo representantes dos setores de Saúde, Educação e Assistência Social da Prefeitura de Manaus.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explica que a mobilização tem o objetivo de intensificar as ações educativas, visando ampla mobilização para o controle do vetor, no âmbito das unidades de saúde da Semsa, nas escolas municipais e na comunidade em geral.

“Temos conseguido avanços significativos no combate ao Aedes, e esta semana de mobilização representa um esforço adicional nas ações de rotina, realizadas pelos nossos agentes de endemias em todos os distritos de Manaus”, destaca Magaldi, acrescentando que o foco principal são as orientações prestadas aos moradores das diferentes áreas da cidade quanto aos cuidados que devem ter com materiais que acumulam água nas suas casas e nos arredores.

Comunidade

Durante a mobilização serão envolvidos estabelecimentos do comércio e da indústria, unidades do serviço público, incluindo as unidades de saúde, associações e escolas, para dar amplitude às ações.

“Sabemos que grande parte dos criadouros se encontra nos locais de trabalho, onde as pessoas passam muito tempo do seu dia, estando expostas ao risco de adoecer, caso os cuidados não sejam permanentes”, destaca Magaldi.

As unidades de saúde com adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE) já começaram a realizar orientação sobre a prevenção de doenças transmitidas pelo Aedes.

Na próxima sexta-feira (27), será promovida nessas escolas, a verificação de riscos potenciais para a dengue, com a aplicação do “Check List 10 minutos”, um questionário que pode ser respondido em 10 minutos, focado nos itens associados à proliferação do Aedes, como o acúmulo de água e lixo.

As escolas municipais que dispõem de brigadas contra o mosquito também vão intensificar as ações de educação em saúde, eliminação de criadouros e controle do mosquito, durante o período da mobilização.

Veja também

Morcegos atacam, comunitário morre e dois estão no hospital. Foram mais de 300 mordidas em 80 pessoa... Reserva do Rio Unini tem incidência de ataques de morcegos a populares e há suspeita de surto na região. Susam mobilizou equipe para realizar vacinação e profilaxia dos casos suspeitos. Há uma morte confirmada e dois internados. Foto: DivulgaçãoMorcegos estão atacando m...
Centro de Zoonoses reabre agendamento para castrações no mês de dezembro Centro de Controle de Zoonoses da Semsa reabriu mais uma etapa de processo de agendamento para castração gratuita de cães e gatos, com 1.140 vagas para dezembro. Foto: DivulgaçãoO Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) reabriu mais...
Campanha de prevenção ao diabetes inicia no próximo dia 11 Para marcar o Dia Mundial do Diabetes, no dia 14 de novembro, Semsa faz campanha educativa para chamar atenção da população sobre como prevenir e tratar a doença. Foto: DivulgaçãoPara marcar o Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro), a Secretaria Municipal de Saúde (Se...
Projetos que prevêem reajustes para servidores da PGM, Semef, Semsa, Semed, Manaustrans e SMTU começ... Projetos serão analisados pelos vereadores e reajustes serão pagos somente em 2018. Foto: divulgação CMM  A Câmara Municipal de Manaus (CMM) deliberou na manhã desta segunda-feira (30) seis Projetos de Lei de autoria do Executivo que fixam diferentes índices de re...
Prefeito anuncia reajustes e correções salariais para seis categorias do serviço público Prefeito assinou seis projetos de lei que fixa os índices de reajustes salariais de 3% para os servidores de categorias específicas lotados na Prefeitura. Foto: Mário Oliveira/ SemcomO prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, assinou nesta quarta-feira (26), em solenid...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook