Igarapé do Mindu recebe nova ação de limpeza neste sábado. Seis toneladas de lixo já foram retiradas

Ações realizadas entre 2013 e 2016 já retiraram do igarapé 6 toneladas de resíduos. Neste sábado, movimento para o “Dia D – Todos Contra os Resíduos Sólidos” espera 1.000 colaboradores para fazer nova limpeza. Foto: Arquivo

Seis toneladas de resíduos sólidos já foram retiradas das margens do Igarapé do Mindu, nas três últimas edições do evento “Dia D – Todos Contra os Resíduos Sólidos”, realizadas entre 2013 e 2016, pela Prefeitura de Manaus, no Parque Municipal do Mindu, no Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul.

Este ano, a quarta edição do evento, que já integra o calendário anual de atividades da unidade de conservação municipal, acontecerá neste sábado (28), a partir das 9h, com a finalidade de mobilizar a população para uma ação de voluntariado e sensibilização  sobre os danos para o meio ambiente com o descarte irregular de lixo nas ruas e igarapés da cidade.

Aberto à população

Refletir sobre essa atitude do descarte de resíduos como geladeiras, fogões, aparelhos de TV, entre outros, é o que propõe o ‘Dia D’. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, o evento é aberto para toda a população e é fruto da parceria entre os órgãos da Prefeitura de Manaus, empresas e universidades, que já desenvolvem atividades regularmente no parque.

O evento é promovido por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), a empresa Keihin Tecnologia do Brasil, Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Estácio do Amazonas, Fametro, Universidade Nilton Lins e Uninorte.

Ecobarreiras

A ação integra o Programa de Gerenciamento de Resíduos Flutuantes do Parque Municipal do Mindu. Segundo o gestor da unidade, José Feitoza, o programa é desenvolvido em etapas que preveem a participação ativa da comunidade acadêmica que realiza atividades no parque.

“A próxima etapa prevê a implantação de ecobarreiras para a contenção dos resíduos”, disse Feitoza, explicando que o parque recebe toneladas de resíduos que são trazidas pelo curso d’água. O acúmulo é resultado da ação do homem, que descarta irregularmente seus resíduos nas ruas e igarapés da cidade. Arrastados pelas chuvas, esses resíduos acabam sendo carregados para o curso d’água principal.

“Nosso desafio maior é mudar comportamentos a partir da experiência de ver o quanto a ação do próprio homem pode ser danosa para a natureza”, afirma o gestor.

A estimativa do gestor é de que mais de 1.000 pessoas participem da ação. Segundo ele, o Dia D ocorre sempre no mês de outubro, durante o período de vazante, quando o volume de água se reduz no igarapé e é possível acessar as suas margens.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *