Bancada de policiais revoltada contra estudos para mudança da escala na Polícia Militar

O deputado estadual Donmarques Mendonça (PSDB) garantiu que não haverá mudanças na escala. Foto: Aleam/Divulgação

Os deputados que integram a ‘bancada da PM’ reagiram, nesta quarta-feira (25/10), na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), contra o estudo para mudanças nas escalas de serviço da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), anunciado no final de semana pelo secretário de Estado da Segurança, Bosco Saraiva (PSDB).

O deputado estadual Donmarques Mendonça (PSDB) garantiu que não haverá mudanças na escala.“Essa é uma determinação do governador Amazonino Mendes (PDT), de que qualquer medida a ser tomada antes será tratada com as lideranças da Polícia Militar”, assegurou o deputado.

Donmarques disse que esteve com o secretário de Segurança, hoje (25), para discutir a proposta de mudança das escalas de serviço da PMAM com representantes de associações dos militares. Segundo ele, o encontro serviu para acabar de vez com o “disse-me-disse” que corria dentro da Corporação de que essa medida iria tirar os direitos assegurados dos militares. O encontro aconteceu na sede do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Além da questão da escala, outros assuntos considerados polêmicos, como o concurso público, foram abordados.

Reposição de efetivos

O deputado Platiny Soares (DEM) defendeu a manutenção da escala atual de folgas dos policiais militares do Amazonas. Para ele, o que precisa é fazer a reposição de efetivos que deixam a Polícia Militar (PM) a cada ano – em torno de 500 policiais.

“Nestes seis anos, nossa corporação já perdeu três mil policiais do seu efetivo e isso precisa ser reposto, mas não é diminuindo escala que se faz plano de governo. A manutenção da atual escala, que é razoável e moderna, é uma necessidade para dar tranquilidade e qualidade de vida para o policial militar”.

O deputado Platiny Soares defendeu a reposição de efetivos que deixam a Polícia Militar (PM) a cada ano. Foto: Aleam/Divulgação

Cabo Maciel afirmou discordar da proposta do secretário de Estado de Segurança Pública, Bosco Saraiva, de mudar a Escala de Serviço da PM, por entender que essa mudança precisa ser discutida com os representantes dos policiais militares e não de cima para baixo.

“Na Zona Leste já existe uma manifestação de que a Escala de Serviço dos policiais irá mudar, um direito conquistado em 2014 pela união de todos os policiais militares do Amazonas, direito garantido em negociações com o governo passado”, observou o parlamentar.

Atualmente os policiais militares estão com escalas de trabalho de doze horas e folga de vinte e quatro horas (12/24); e mais uma jornada de trabalho de doze horas e folga posterior de setenta e duas horas (12/72).

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *