Susam e Ufam discutem ampliação do atendimento nos hospitais universitários

Usam e Ufam defendem uma parceria que possa melhorar os serviços que estas unidades oferecem para a população de Manaus e do Amazonas. Foto: Bruno Zanardo – Secom

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) pretendem ampliar a oferta de vagas e de serviços nos hospitais universitários do Amazonas. A estratégia foi discutida em reunião entre o novo secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, que assumiu a pasta há 20 dias, o reitor da Ufam, Sylvio Puga, e a direção dos hospitais universitários Getúlio Vargas e Francisca Mendes.

“A nossa intenção é propor uma parceria que possa melhorar os serviços que estas unidades oferecem para a população de Manaus e do Amazonas. A Ufam é sempre um parceiro importante e estas unidades são estratégicas no sistema. Traçamos um plano de metas, a partir do qual teremos a definição de serviços a serem oferecidos, no menor tempo possível, à população”, declarou o secretário de saúde, após reunião com os gestores, na última segunda-feira (23), na sede da Susam.

Serviços mais eficientes – Segundo Deodato, a parceria com a Ufam e a Susam já vem trazendo resultados. “Acreditamos que esta parceria pode resultar em serviços mais eficientes, como já estamos fazendo no Francisca Mendes, nos mutirões de cateterismo, cirurgias cardíacas adulto e infantis, entre outros. Esperamos que, em breve, possamos estar anunciando as ações que vão ocorrer no HUGV”, acrescentou.

O reitor Sylvio Puga destacou a importância da parceria para a população. “Eu trouxe para a reunião o diretor do HUGV e do Francisca Mendes, que são hospitais onde a universidade faz o seu gerenciamento na área de saúde, e conversamos sobre o fortalecimento de parcerias que venham cada vez mais ampliar o acesso da população aos serviços de saúde de qualidade. O Francisca Mendes é um hospital especializado na área de cardiologia. Já o HUGV atende várias especialidades. É nesta linha que viemos conversar com o secretário, para que possamos ampliar os serviços que já são oferecidos e, em breve, ter também novas especialidades no HUGV”, disse.

Certificação federal – Os hospitais universitários são certificados pelos Ministérios da Educação e da Saúde, caráter que torna as atividades de ensino, pesquisa e extensão, tripé da educação superior no Brasil, inerentes ao seu âmbito de atuação. Além disso, as unidades integram o Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo atendimento à população.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *