Ovos de quelônios e 1,2 tonelada de pirarucu ilegal são apreendidos em balsa no rio Negro

Material apreendido numa balsa no rio Negro vinha de Maraã: 1,2 tonelada de pirarucu sem documento e 62 ovos de quelônios, além de um revólver. Fotos: Divulgação

Sessenta e dois ovos de quelônio e 1,2 tonelada de pirarucu foram apreendidos durante operação realizada no rio Negro, perto do porto do Demétrius, em Manaus, na balsa Vieira, que tinha como origem o Município de Maraã (distante 615 quilômetros de Manaus).

A ação foi coordenada pelo delegado Bruno Hitotuzi, titular da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), e contou com o apoio de policiais civis lotados no Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc) e Delegacia Fluvial (Deflu).

De acordo com Hitotuzi, os infratores foram presos em uma balsa, nas proximidades do Porto do Demétrio, situado no bairro Educandos, zona Sul.

Na embarcação foram encontrados 1.200 quilos de pirarucu sem guia de transporte, escondidos no porão, atrás de uma carga de botijas de gás, que estavam com Alexsandro de Azevedo Gomes, 24; além de 468 quilos de tambaqui com a guia de transporte com validade vencida, de posse de Eurico de Lima Barbosa, 45; e os 62 ovos de quelônios, com Jucelino de Souza Velozo, 62. Os ovos estavam na cabine do comandante da embarcação.

Crimes

Ainda na balsa, a polícia encontrou um revólver calibre 38 Taurus com 8 munições com Armando José Leite Gomes, 50. Armando foi flagranteado por posse irregular de arma de fogo de uso permitido; Jucelino responderá a Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por impedir a reprodução de animais silvestres; e Eurico e Alexandro vão responder pelo crime de transporte de pescado de forma ilegal em período de defeso.

Na especializada foi arbitrada, pela autoridade policial, fiança no valor R$ 937 para cada infrator. O valor foi pago e o trio liberado para responder pelos crimes em liberdade.

Os ovos de quelônios foram destinados ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o pescado será doado para instituições filantrópicas, como a Fazenda Esperança, Fundação Pestalozzi e Lar das Marias.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *