Acordo entre pescadores e INSS liberará acesso ao banco de dados para acabar com fraudes

Com objetivo de acabar com as fraudes no pagamento do seguro defeso e nos pedidos de aposentadoria de pescadores, o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e Confederação Nacional dos Pescadores (CNPA) realizam nesta segunda-feira (23) um curso técnico para pescadores de 30 municípios amazonenses.

Após participarem do curso, os pescadores terão acesso, pela primeira vez, ao banco de dados do INSS. O acesso permitirá que pescadores forneçam ao órgão federal informações detalhadas sobre o setor pesqueiro do Amazonas.

O acesso ao banco de dados será feito pelas colônias de pescadores nos municípios e pela Federação dos Pescadores do Amazonas (Fepesca).

A parceria entre INSS e CNPA para compartilhamento do banco de dados foi oficializada na última quinta-feira (19), em Brasília, durante reunião que oficializou o acordo de cooperação técnica.

O presidente da CNPA e da Fepesca-AM, Walzenir Falcão, disse que a parceria com o INSS ajudará a identificar os verdadeiros pescadores, além de tirar do sistema os fraudadores do seguro defeso. “É uma parceria inédita que será implantada no Amazonas e depois será levada para outros Estados do País”, afirmou Walzenir.

 

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *