Uso de drone pela Polícia Civil já tem primeira baixa: foragido do sistema prisional é preso na zona Leste

A partir de operação de monitoramento com uso de drones, policiais conseguiram identificar e recapturar um foragido do sistema prisional no bairro Mutirão. Fotos: Reprodução

Um foragido do sistema prisional de Manaus foi recapturado nesta sexta-feira (20), no bairro Mutirão, zona Leste, durante uma operação de monitoramento policial com uso de drones.

Condenado por roubo a mão armada, Junior Melo Maciel cumpria pena no regime semiaberto e foi preso conduzindo uma motocicleta roubada. A prisão foi efetuada por policiais do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO).

As aeronaves não tripuladas começaram a ser empregadas na semana passada pela Polícia Civil no monitoramento em tempo real de ocorrências e no mapeamento em vídeo de toda a capital.

Segundo o vice-governador e secretário de Segurança, Bosco Saraiva, a tecnologia vai ser fundamental para facilitar os trabalhos de investigação e o desenvolvimento de operações policiais.

A prisão de Júnior Melo aconteceu enquanto os policiais faziam o monitoramento na região do comércio do Mutirão. A equipe identificou a moto roubada e, depois, prendeu Melo em flagrante. Ele vai responder inquérito por adulteração de chassi e será reconduzido ao sistema prisional.

“Durante o sobrevoo, a equipe identificou a moto roubada estacionada na feira e fizeram a abordagem e tinha um foragido do semiaberto”, disse o delegado Guilherme Torres, titular do DRCO.

Estrutura

Implantado por Saraiva, o monitoramento por drone terá, em cada região monitorada, uma base com uma equipe de quatro policiais civis responsáveis pela resolução de casos, com previsão de ação em até 3 minutos.

“O drone permite que, remotamente, vejamos qualquer movimentação suspeita. Além de identificar rostos e placas, com a aproximação da câmera. Mas não é só: permite, também, o emprego mais eficiente das equipes, de maneira coordenada e programada”, frisou Torres.

Georreferenciamento

Com a chegada dos drones, a Polícia Civil formará, ainda, um mapa em vídeo de toda a capital. O banco já está em construção e funcionará seguindo a mesma lógica do georreferenciamento, ou seja, será possível encontrar endereços, identificar as características geográficas e, com isso, otimizar a resposta policial.

Policiais da DRCO chegaram ao foragido a partir da moto roubada, estacionada na feira e fizeram a abordagem, encontrando o infrator

Veja também

Força-tarefa vai investigar massacre na Compensa. Vítimas começam a ser ouvidas e um dos feridos é p... Seis pessoas morreram no tiroteio que ocorreu na noite de terça-feira, no CSU da Compensa. Fotos: DivulgaçãoA Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) criou, na tarde desta quarta-feira (13/12), uma força-tarefa para investigar os homicídios no bairro Co...
Falso corretor de imóveis é preso por estelionato no Monte das Oliveiras. Vítimas devem procurar DRC... Raul Rock se apresentava como falso corretor de imóveis, com popostas tentadoras de apartamentos e casas em condomínios de luxo em Manaus. As vítimas repassavam ao homem altas quantias em dinheiro, como parte do acordo. Fotos: Erlon Rodrigues/ PC-AMRaul Rock dos Santos ...
Dois foragidos são presos na Manaus Moderna em ação repressiva e educativa da SSP Pedro Filipe Rodrigues Lopes, 24, possuía um mandado de prisão em aberto por roubo e furto, e Cleuvanilson Assunção Diniz, 37, estava sendo procurado por não pagar pensão alimentícia. Fotos: Valdo Leão/ SecomA Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) lançou,...
Disputa entre Mano G e Zé Roberto, da FDN, pode ter motivado chacina na Compensa Escudo do time Compensão estava pintado na cela de Zé Roberto, em 2016, quando ele cumpria pena no Compaj. Foto: ArquivoMais um capítulo do racha interno da terceira maior facção criminosa do Brasil, a Família do Norte (FDN), foi escrito com uma verdadeira chacina onde ...
Três veículos usados em tiroteio na Compensa são encontrados. Noite de terror teve seis mortes e 15 ... Vice-governador e secretário de Segurança, Bosco Saraiva, disse que tropas estão em alerta para investigação dos seis homicídios no CSU da Compensa. Foto: DivulgaçãoA Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) determinou o reforço no policiamento em Manaus, co...

Um comentário para “Uso de drone pela Polícia Civil já tem primeira baixa: foragido do sistema prisional é preso na zona Leste

  1. José Carlos Mota disse:

    Bom dia, Marcos Santos

    Essa reportagem merece ser repassada para conhecimento do público no Brasil, e falta os links no rodapé da página da mesma para compartilhamento.

    Gostaria muito de compartilhar com o público brasileiro o que o Amazonas esta fazendo em termos de políticas de segurança público.

    Grato!!

    RESPOSTA
    Olá José Carlos, obrigado. Temos links de compartilhamento com quase todas as redes sociais no final da matéria. Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *