Em troca de comando, Bosco Saraiva quer bombeiros mais próximos da comunidade

Na cerimônia, coronel Mauro Marcelo Lima Freire assumiu o comando do Corpo de Bombeiros, substituindo o coronel Carlos Alberto Tupinambá. Fotos: Bruno Zanardo/ Secom

O Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM) fez a troca oficial de comando na noite desta quinta-feira, 19 de outubro, e com a missão de estreitar os laços com a comunidade.

A diretriz dada pelo vice-governador e secretário de Segurança, Bosco Saraiva, visa ampliar a realização de atividades nos bairros e cursos em áreas como primeiros socorros e prevenção acidentes domésticos.

Na cerimônia, o coronel Mauro Marcelo Lima Freire assumiu o comando dos bombeiros, substituindo o coronel Carlos Alberto Tupinambá.

Na ocasião, Bosco Saraiva falou da recomposição dos quadros do Corpo de Bombeiros com a realização de concurso público e de benefícios à corporação anunciados pelo governador Amazonino Mendes, como auxílio-fardamento. “Já estamos cuidando da recomposição dos quadros do Corpo de Bombeiros não só na capital, mas também no interior”, disse o vice-governador.

Extensão comunitária

Outro desafio dos bombeiros será criar novos programas de extensão comunitária. Atualmente, a corporação mantém programas como “Terceira Chama”, para pessoas da melhor idade, e “Bombeiros Mirins”, voltado às crianças em idade escolar e que chegou, esta semana, ao bairro do Mauazinho. Para Saraiva, mais próximos da comunidade, os bombeiros também auxiliam no combate à violência.

“A interação das polícias e Corpo de Bombeiros com o povo é fundamental para que o combate à marginalidade seja mais eficaz. A linha geral do governador Amazonino é aproximar, a cada dia, a população das nossas forças de segurança. E o Corpo de Bombeiros está incluído nisso através de cursos de primeiros socorros, combate a incêndio e muitos outros que podem ser levados a população”, defendeu o vice-governador.

Mauro Marcelo Lima Freire é bacharel em Defesa Social pelo Corpo de Bombeiros Militar do Pará, com cursos de comando de incidente pelo Corpo de Bombeiros de Guayaquil, no Equador e Bombeiro em College Station, no Estado do Texas, nos Estados Unidos da América (EUA).

Ele ingressou na corporação em 1994, foi comandante do Comando de Bombeiros da Capital (CBC) e subcomandante Geral do CBMAM.

Já o coronel QOBM, Carlos Alberto Tupinambá, que comandou a corporação por 68 dias, deixa o cargo mais alto da instituição, e é engenheiro eletricista pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), especialista em Gestão Ambiental, Combate a Incêndio Florestal na Amazônia e Segurança do Trabalho. Também fez curso de Reanimação Cardiopulmonar em Miami Dade (EUA). Em 2000, iniciou a carreira como piloto de helicóptero e instrutor de voo.

Comandante Mauro Marcelo Lima Freire é bacharel em Defesa Social pelo Corpo de Bombeiros Militar do Pará

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *