Boi Manaus 2017 terá 19 horas de festa. Confira a programação, mudanças no trânsito e transporte

O Boi Manaus 2017 vai celebrar os 348 anos da cidade. Foto: Ingrid Anne/Manauscult.

Três trios elétricos, mais de 30 atrações e 19 horas de festa. Assim será celebrado os 348 anos da cidade de Manaus, no Complexo Turístico da Praia da Ponta Negra, na zona Oeste, durante os dois dias do Boi Manaus 2017, evento que há 20 anos comemora o aniversário da capital amazonense.

Nos dias 23 e 24/10, o ritmo do Norte tomará conta do palco do anfiteatro e do circuito Ponta Negra, por onde passarão os trios comandados pelos artistas do boi-bumbá. Uma grande festa está sendo organizada para comemorar os 20 anos de Boi Manaus, de acordo com o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula.

“Eu tenho certeza que as pessoas que forem prestigiar os artistas na Ponta Negra irão se deparar com uma festa muito segura e bonita. Teremos três trios elétricos e mais de 30 atrações se apresentando nesse cartão-postal lindo que é a Ponta Negra. Será uma festa para o público manauara e para os turistas que estiverem visitando nossa cidade”, destacou.

Programação

Promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult, a festa inicia às 17h30 da segunda-feira, 23, (véspera de feriado). Os grupos Kamayurá e Kuarup abrem a programação no Anfiteatro, cada um com 30 minutos de apresentação. Já pelos trios, passarão na primeira noite Helen Veras, Carlos Batata, Cezar Pinheiro, Grupo A Toada, P.A. Chaves, Fábio Casagrande, Prince do Boi, Carlinhos do Boi, Arlindo Jr., Sebastião Jr., Robson Jr. e Fabiano Neves. De volta ao Anfiteatro, a partir de 1h30, se apresentarão os bois de Manaus, Corre Campo, Garanhão e Brilhante.

No segundo dia, 24, a festa inicia mais cedo, às 15h30, com shows de Mara Lima, Márcia Siqueira, Ricardo Lyra, Renato Freitas, Edilson Santana, Carrapicho, Isreal Paulain, Junior Paulain, David Assayag e a Marujada do Boi Caprichoso, Klinger Araújo, Tony Medeiros, Canto da Mata e Leonardo Castelo, encerrando o Boi Manaus 2017 com a Batucada do Boi Garantido.

Os irmãos Israel Paulain e Junior Paulain, de cima do trio, comandarão o Desafio das Cores. “Dia 24 de outubro eu e meu irmão Junior Paulain vamos cantar os principais sucessos do meu boi Garantido e do boi contrário (Caprichoso). Vai ser muito legal. Uma novidade que o público vai poder prestigiar”, comentou Israel.

Transporte

A Prefeitura de Manaus, por meio da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), determinou o reforço de linhas de ônibus com mais de 70 veículos para atender a população que irá prestigiar o Boi Manaus nos dias 23 e 24, no Complexo Turístico da Ponta Negra, em comemoração ao aniversário da cidade de Manaus.

“Nós estaremos operando nos dias de evento, com aproximadamente, 40 fiscais, sendo 20 em cada dia. O horário dos ônibus será estendido das 17h30 às 4h30, para que a população venha com tranquilidade à Ponta Negra, pois teremos transporte público suficiente”, destacou o superintendente da SMTU, Ronaldo Brito.

Nas seis linhas que atendem o Complexo Turístico da Ponta Negra, as frotas serão de dias úteis entre 17h e 4h30, com a linha 120 operando com sete ônibus, 126 com 12 veículos, 450 com 15 ônibus, 542 com 10 veículos, 641 com cinco ônibus e 678 com nove veículos. As frotas ainda terão reforço de mais 15 ônibus de apoio, incluindo veículos articulados para atender o público que irá prestigiar o Boi Manaus.

A partir das 17h, os ônibus irão trafegar até a rotatória da avenida do Turismo, de onde os veículos irão retornar aos seus bairros de origem.

Durante a operação no Complexo Turístico da Ponta Negra, fiscais da SMTU estarão acompanhando o cumprimento das frotas, assim como os respectivos itinerários.

Trânsito

O plano de ação para o evento será o mesmo utilizado na faixa liberada às quartas-feiras e nos domingos, informou o diretor de Operações e Fiscalização do Manaustrans, Stanley Ventilari. “Se houver necessidade da interdição total do perímetro, devido à quantidade de pessoas, a partir das 17h nós  iremos fazer um fechamento total, próximo à avenida do Turismo”, explicou.

Cinquenta agentes de trânsito do Manaustrans vão monitorar a área da Ponta Negra e vias de acesso. Nos dois dias de festa, serão realizadas as seguintes ações:

A partir das 6h30:

– Interdição da avenida Coronel Teixeira, sentido Ponta Negra/Centro, a partir da rotatória do Tropical Hotel até a avenida do Turismo;

– Os veículos no sentido Ponta Negra/Centro ingressarão na rotatória do Chafariz (Tropical Hotel), acessando à direita no contrafluxo;

– O fluxo de veículos no sentido Centro/Ponta Negra será desviado para a avenida Alaska;

A partir das 12h:

– Proibição de estacionamento nos dois lados da avenida do Turismo, no trecho entre a avenida Coronel Teixeira e a ponte;

A partir das 17h/Circulação:

– A alameda Alaska terá sentido único de circulação – Centro/Ponta Negra, retornando na alameda Líbia até a avenida Coronel Teixeira;

– Acesso à Ponta Negra poderá ser interrompido, conforme a necessidade, diante do fluxo no local. Caso ocorra a interdição, os veículos que trafegam na avenida Coronel Teixeira – sentido Centro/Ponta Negra, serão desviados à direita na rotatória, em direção a avenida do Turismo. Somente terão acesso os moradores e hóspedes do Tropical Hotel.

Estacionamento

A oferta de estacionamento para veículos será feita no prolongamento da avenida do Turismo, nos seguintes trechos: sentido bairro-Centro, após a ponte; e Centro-bairro, antes da ponte.

Além disso, será ofertado estacionamento na alameda Thales Loureiro (condomínio Alphaville), para, aproximadamente, 980 veículos. Não haverá permissão para estacionamento na avenida Coronel Teixeira e na alameda Alaska.

O estacionamento de veículos também estará proibido nos trechos da avenida Coronel Teixeira – nos dois sentidos, entre a avenida do Turismo e a avenida Líbia; avenida. Coronel Teixeira, em frente e oposto às barracas de coco para estacionamento dos coletivos; alameda Alaska – toda a extensão do lado direito; e alameda Líbia – lado direito e esquerdo – trecho entre a alameda Alaska e avenida Coronel Teixeira.

Segurança

Quem for ao Boi Manaus 2017 também deverá ficar atento às normas de segurança que serão adotadas durante os dois dias do evento. A permanência de crianças, assim como a proibição da entrada de objetos no perímetro da festa seguirão a regulamentação da Portaria Conjunta nº 11/2014.

Pela portaria, é proibido acessar o local portando armas de fogo, armas de arremesso, armas brancas, guarda-chuvas com haste metálica, tubos de bandeiras em material contundente, substâncias explosivas, tubos em aerossol, garrafas, copos ou qualquer outro material de vidro, seringas ou qualquer outro tipo de material que venha a ameaçar a segurança do público presente.

Além disso, crianças menores de 12 anos só serão permitidas no evento acompanhadas dos pais ou responsáveis maiores de 18 anos.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *