Antaq restringe balsas, ameaça com multa pesada e aumenta sofrimento na travessia da Ceasa

Série de restrições impostas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviário aumenta fila e demora na travessia das balsas que saem do porto da Ceasa. Fotos: PMS

Uma série de restrições impostas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviário (Antaq) aumentou fila e sofrimento na travessia de balsas que saem do porto da Ceasa, zona Leste.

Das sete balsas autorizadas a operar na travessia para o porto do Careiro, para dar acesso também à BR-319, os proprietários agora só podem usar quatro para carros de passeio e caminhões. Outras duas são exclusivas para inflamáveis e uma fica de reserva.

Para completar o cenário, nesta quinta (19) a Marinha do Brasil fiscalizou as balsas. Quatro foram apreendidas e retiradas da operação. Só duas, nesta sexta (20), estão operando para carros de passeio e transporte, e apenas uma para inflamáveis, já contando com a reserva.

Uma das balsas “pregou” e tudo ficou ainda mais complicado. “O problema é pequeno e será resolvido logo”, disse um dos mecânicos envolvidos, que pediu para não ser identificado.

A fila, que deveria ter acabado por volta das 11h, só aumenta. Pior: terça-feira é feriado do Aniversário de Manaus e a temporada de pesca esportiva está no finalzinho.

Veja abaixo a portaria da Antaq. Antes dela, os donos das balsas faziam remanejamentos, de acordo com as demandas, procurando driblar as filas. Agora estão engessados. Note que o documento foi assinado em Brasília – que deveria gerir, no máximo, o lago Paranoá.

Veja a portaria na íntegra: portaria Antaq

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *