Patrulhamento comunitário por quadras recomeça em Manaus na zona Leste, dia 24, anuncia secretário de Segurança

Bosco Saraiva anunciou retomada da patrulha comunitária nos moldes do Ronda nos Bairros, que começa a funcionar no dia do aniversário de Manaus. Foto: Bruno Zanardo/ Secom

Ao completar duas semanas à frente do Governo do Estado, o vice-governador e secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Bosco Saraiva, fez a primeira reunião oficial do Comitê Integrado de Segurança (Cisp) nesta quinta-feira (19), com representantes do sistema nas esferas federal, estadual e municipal.

E como já anunciado anteriormente, Manaus e posteriormente outros estados, contarão com o patrulhamento comunitário ostensivo nas ruas, nos moldes do que acontecia com o projeto Ronda nos Bairros, implantado na gestão do ex-governador Omar Aziz.

“Há muito o que cuidar e temos pressa para ter uma agenda máxima eficiente e eficaz, que afine todas as ações integradas para garantir maior segurança no Estado e para a população”, disse o secretário.

O patrulhamento ostensivo vai começar pela zona Leste, no dia 24, aniversário de Manaus, e até o final de novembro estará funcionando também na zona Norte. “São duas regiões onde a incidência de crimes é maior. Vamos cuidar da segurança deixando a polícia mais próxima da população, nas suas quadras, nas ruas”, explicou.

Depois de Manaus, o modelo será implantado nas demais zonas da capital e no interior do Estado, nas principais e maiores cidades. “O interior do Amazonas também padece dos mesmos males da nossa capital, com assaltos, corredor do tráfico. A população tem pressa e anseia que algo seja feito para diminuir a criminalidade”.

Concurso

E para ter reforço humano no front, o secretário conta com a realização do concurso público para repor os quadros efetivos da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, com previsão de provas realizadas ainda este ano. “Estamos lutando para realizar o concurso ainda em 2017 e amanhã teremos uma reunião na Procuradoria Geral do Estado (PGE) para tratar sobre a criação das mais de 8 mil vagas e da tramitação legal”.

Bosco ainda mandou um recado para quem quiser fazer parte da Polícia do Amazonas que comece a estudar, porque as provas serão realizadas com brevidade.

Novidades

Entre as novidades já anunciadas, Bosco Saraiva deu detalhes do funcionamento da vigilância e do uso de drones na cidade, iniciando pelos centros comerciais, em razão da proximidade das festas de fim de ano e da maior movimentação no mercado, o que leva mais pessoas ao comércio.

“Fizemos os testes de policiamento ostensivo com o uso de drones e foi devidamente aprovado. Para cada drone no ar teremos quatro policiais em terra para agir em até três minutos. Vamos cobrir todo o Centro Histórico e centros comerciais como do Manoa, Jorge Teixeira, Compensa, Alvorada e outros, com monitoramento em tempo real”, explicou o vice-governador.

Na rua estará uma dupla de Cosme e Damião e a equipe do drone, cobrindo áreas de grande fluxo de pessoas. Neste esquema, a meta é prender e reduzir o número de assaltos, tirando das ruas os infratores que afrontam a população com arma em punho: “Vamos vê-los antes que percebam nossa ação e vamos prendê-los”, avisou.

O secretário também informou que outro grande problema na cidade, o de assaltos a ônibus, está sendo combatido em várias frentes, com a “Operação Catraca”, revistas e até policiais disfarçados. “Estes ladrões não terão mais sossego porque a polícia do Amazonino chegou”.

Ronda no Bairro

O Ronda no Bairro foi lançado em 2011 e no auge do programa, segundo dados da SSP-AM, a capital tinha uma ronda permanente de 24 horas a cada raio de 3 quilômetros quadrados de Manaus, composta por 18 policiais, uma viatura e duas motos de apoio.

Além de um programa, a ideia da ronda era de integrar mais o policiamento ostensivo junto à comunidade, reduzindo os índices de criminalidade. Entre 2011 e 2013, por exemplo, o número de roubos e furtos teve queda de 12,4%, passando de 63.714, em 2012, para 55.757, em 2013.

Até 2014, além de Manaus, o programa foi implantado nos municípios de Maués, Humaitá, Parintins, Itacoatiara, Iranduba, Manacapuru, Tefé, Coari, Tabatinga e Eirunepé, mas foi descontinuado na gestão do ex-governador cassado José Melo e do governador interino David Almeida.

Veja também
2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sandro robeto de oliveira sampaip disse:

    Boa noite muito, bom esses concursos da PM e Civil.
    Gostria de saber qual a idade minima e maxima que pode fazer esses concursos da PM e civil

    RESPOSTA
    É preciso aguardar a publicação do edital.

  2. Jaubert alves disse:

    Assim que começar a ronda passe aqui nas ruas araruana,travesssa juciri travessa araruana rua juciri rua japecanga, paguana ,rua belforoxo. Etc .horários durante o dia .nesses locais é uma area de muitas drogas .aqui na rua araruana tem duas esquinas os caras pegam drogas nas bocas e vem fazer seus cigarroes e fumam juntos com seus filhos pequenos. É só investigar que é a pura verdade.bairro jorge teixeira 4 etapa toda 4 etapa tá tomada de drogas.obrigado.