Obra de Heitor Villa-Lobos em concerto de piano, no Palácio da Justiça, no domingo

O pianista Marcelo de Jesus tem grande afinidade com as obras de Villa-Lobos. Foto: Divulgação

Em 2017, celebram-se os 130 anos de nascimento do grande maestro e compositor brasileiro, Heitor Villa-Lobos (1887-1959). E fazendo jus ao aniversário do maestro, neste domingo (22), a partir das 11h, o Centro Cultural Palácio da Justiça recebe o concerto especial 130 Anos de Villa-Lobos, com o pianista Marcelo de Jesus. O recital é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.

Com duração de cerca de uma hora, a apresentação terá em seu repertório obras conhecidas de Villa-Lobos, como as Bachianas Brasileiras N° 4 e N° 5PolichineloCanção do Amor Melodia Sentimental, além das cirandas do compositor: Terezinha de JesusO Cravo e a RosaNesta Rua e A Canoa Virou. O recital terá como convidada especial a soprano Dhijana Nobre, do Coral do Amazonas, que cantará a Canção do Amor, a Melodia Sentimental e a parte vocal das Bachianas Brasileiras N° 5.

Marcelo de Jesus, que também atua como regente adjunto da Amazonas Filarmônica, explica que a ideia do concerto vem de sua relação com as obras de Villa-Lobos. “Ainda na faculdade e nos meus estudos de Piano, um dos compositores a que eu mais me dediquei foi Heitor Villa-Lobos. Quando cursei a especialização na Itália, meu trabalho era justamente sobre as obras de Villa-Lobos para piano, e toquei parte dessas obras num recital na Embaixada do Brasil em Roma”, explica ele.

“Outro pilar da nossa relação com Villa-Lobos é o fato de termos, junto com a Amazonas Filarmônica, feito a execução integral das Bachianas Brasileiras e dos Choros que ele compôs”, afirma. “Junto com essas obras, ainda executamos outras, como Mandu-Sarará, Uirapuru, e a ópera Yerma, todas na minha regência. Consigo ver em Villa-Lobos um compositor erudito e ao mesmo tempo popular, que é algo muito atual. É inspirado nele que gosto de trilhar minha linha musical”, completa o pianista.

Heitor Villa-Lobos

Nascido no Rio de Janeiro, em 5 de março de 1887, é considerado um dos maiores compositores da música sinfônica brasileira. Compôs mais de 50 obras, entre peças sinfônicas, peças de câmara e corais, além de ter escrito peças para violão, piano e música vocal.

Villa-Lobos se apresentou no Teatro Amazonas, em Manaus, no ano de 1911, como violoncelista. O compositor é considerado um dos precursores do nacionalismo na música, tendo composto inúmeras peças com este teor, tendo atuado, inclusive, na difusão do ensino do canto orfeônico nas escolas de Ensino Fundamental e Médio em todo o Brasil, transformado, mais tarde, na disciplina de Educação Musical.

Marcelo de Jesus

Considerado um dos mais atuantes regentes brasileiros, é graduado em Piano, Composição e Regência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Estudou com grandes nomes da música erudita brasileira, como Lutero Rodrigues, Ronaldo Bologna, Edmundo Villani-Côrtes e Homero Magalhães. Na Itália, estudou com a professora Carmella Pistillo, na Academia Santa Cecília, em Roma.

Desde o ano de 1999, atua como diretor artístico adjunto do Festival Amazonas de Ópera, onde fez sua estreia de fato como diretor musical e regente no ano de 2001, na ópera A Flauta Mágica, de Mozart. De Jesus também atua como regente adjunto da Amazonas Filarmônica e regente titular da Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA), e atualmente, é diretor dos Corpos Artísticos do Amazonas.

 

Serviço: Concerto 130 Anos de Villa-Lobos, com Marcelo de Jesus e Dhijana Nobre

Local: Centro Cultural Palácio da Justiça, avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro

Data/hora: Domingo, dia 22 de outubro, às 11h

Entrada: Franca

Classificação indicativa: Livre

Veja também

PF deflagra operação em Belém, São Paulo e AM de combate ao tráfico internacional de drogas A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (21) a Operação Mundurucus, no Pará, na capital Belém, e nos Estados de São Paulo e Amazonas. Participam da operação 100 policiais federais. A ação visa desarticular uma rede de tráfico internacional de drogas. De acordo com ...
Mário Aufiero garante que devolveu carros em 2015, mas blindado só dia 3/12, quando Casa Militar deu... Delegado afirma que devolveu os carros, inclusive um blindado que usou dois anos após deixar Delegacia Geral. Foto: ArquivoO delegado Mário Jumbo Aufiero afirma que devolveu os dois carros, sob guarda do Governo do Amazonas, que estavam em seu poder. Um deles, um Kia So...
Descartada raiva em paciente do rio Unini e menina, grave, tem ‘encefalite viral’ O resultado do exame do liquor – líquido cefalorraquiano – colhido do paciente adulto de 44 anos internado na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) deu negativo para encefalite viral. A informação é do infectologista da FMT-HVD, Antonio Magel...
Delegado Aufiero usa carros apreendidos e Casa Militar denuncia que não quer devolver Ex-delegado Mário Aufiero está sendo cobrado pelo uso e por não devolver ao poder público dois carros. Um deles foi apreendido com o traficante "Piu-Piu", em 2013, um Kia Sorento. Foto: ArquivoO comissário da Polícia Civil, delegado Mário Jumbo Miranda Aufiero, e presid...
Confira os serviços essenciais que estão funcionando nesse feriado Dia da Consciência Negra Foto: ReproduçãoO Governo do Amazonas informa que manterá os serviços essenciais, nas áreas de saúde e segurança, nesta segunda-feira, 20 de novembro, feriado pelo Dia da Consciência Negra. O expediente em todos os órgãos do Estado retornará à normalidade na terça-feira...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook