Governo vai iniciar regularização fundiária do Quilombo do Barranco de São Benedito, na Praça 14

Trabalho de regularização fundiária do barranco é aguardado há vários anos pelas famílias. Foto: Robervaldo Rocha – CMM

A Secretaria de Política Fundiária (SPF) iniciou nesta quinta-feira o trabalho para regularização fundiária do Quilombo da Praça 14, localizado na Rua Japurá, Zona Sul de Manaus. No local, residem há 127 anos aproximadamente 25 famílias remanescentes de escravos do Maranhão, que vieram para Manaus construir uma nova história de luta por liberdade e igualdade na Comunidade do Barranco.

Para o secretário de Política Fundiária, Diego Afonso, é preciso garantir esse direito às famílias. “Hoje a primeira providência que tomei foi solicitar os documentos da área que pertence ao Estado”, destacou Afonso.

Após essa primeira vistoria, será iniciada uma conversa com os representantes do quilombo – reconhecido em 2015 pela Fundação Cultura Palmares – concedendo aos descendentes dos escravos maranhenses a certidão de autodefinição de quilombo.

O reconhecimento tornou a comunidade o segundo quilombo em área urbana do País. “A certificação de remanescente de quilombolas garante que as futuras gerações tenham consciência de suas origens e mantenham as tradições que ainda resistem até os dias atuais”, completou o secretário.

Atividades – Além disso, a SPF prepara a primeira ação de entrega de títulos definitivos de terra em Manaus sob o comando de Diego Afonso. “Já temos o levantamento dos títulos que já podemos imprimir. Agora é organizar a primeira entrega e levar essa garantia às famílias manauaras”, destacou Diego Afonso.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *