UEA inaugura primeira biblioteca com autoatendimento do Amazonas

A Biblioteca está disponível para todos os alunos da Universidade e para a comunidade em geral. Foto: Eduardo Cavalcante/Secom.

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) inaugurou o Novo Sistema de Autoatendimento e a nova Biblioteca da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA). O novo sistema é baseado na tecnologia de radiofrequência (RFID) que permite o controle ao acervo bibliográfico, entrada e saída de materiais, inventário e principalmente o livre acesso às estantes com segurança.

A Biblioteca está disponível para todos os alunos da Universidade e para a comunidade em geral. O horário de funcionamento da Biblioteca é de segunda a sexta-feira, de 8h às 21h, sem intervalo para o almoço.

O reitor da UEA, Cleinaldo Costa, ressaltou que na nova biblioteca foram incorporadas diversas tecnologias de informação e comunicação que darão reforço no processo de produção científica.

“Tenho a esperança de que esse novo modelo dissemine outra visão do ponto de vista de fazer educação no Amazonas. Essa biblioteca é o exemplo do modelo que iremos implementar na capital e interior. Infelizmente, por conta da crise financeira que atingiu o Brasil, ainda não poderemos inaugurar outras bibliotecas, mas essa é a primeira de muitas que virão”, disse Cleinaldo Costa.

 Escolas estaduais

O secretário de Educação do Amazonas (Seduc), José Augusto de Melo, se disse impressionado com a estrutura e alta tecnologia do espaço.

“Ao sair daqui rei apresentar essa proposta do Governador Amazonino Mendes para que nossas escolas públicas também se espelhem nesse modelo. Não será necessário ir para outro País para ver o que a educação do Amazonas precisa”, destacou Augusto. Inauguração foi realizada na última segunda-feira (17).

A Secretária de Estado de Administração, Angela Neves Bulbol, falou da importância das bibliotecas para o desenvolvimento da educação e no projeto do Governo do Estado de modernização do Ensino Superior.

“Nós contamos com a expertise da UEA para levar ao Estado tecnologia e resultado desse conhecimento gerado. Uma biblioteca se faz de livros, uma universidade se constitui de livros, mas uma vida também se constitui de livros” disse Angela.

Autoatendimento

A grande novidade do sistema é o Autoatendimento onde o usuário poderá realizar o empréstimo de livros sem a presença do bibliotecário, em uma cabine eletrônica, dinamizando a circulação do acervo, agilizando o atendimento, diminuindo filas e também poupando o tempo dos bibliotecários que poderão se dedicar a outras atividades de maior importância dentro da instituição.

A acadêmica do 7° período de Medicina, Tassia Dinelli, disse que o espaço e toda a configuração do local foram bem divididos. Segundo ela, o resultado foi positivo e irá melhorar o processo de ensino-aprendizagem na instituição. “Achamos incrível porque antigamente tínhamos alguns problemas quanto a localização dos livros. Agora esse problema foi suprido. Também foi suprida a necessidade de novos lugares e isso democratiza a informação”, destacou Tassia.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *