Deputados aprovam Resolução Legislativa que cria Comenda Jornalista Phelippe Daou

A Comenda Jornalista Phelippe Daou, aprovada hoje em plenário, passa a ser a mais importante homenagem do Poder Legislativo amazonense. Foto: Aleam/Divulgação

Ao presidir a primeira votação de Ordem do Dia após seu retorno à presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado David Almeida (PSD) conduziu uma pauta de seis matérias, das quais cinco foram aprovadas e somente uma retirada de votação por solicitação do líder do governo, deputado Dermilson Chagas (PEN). O destaque na votação do dia foi a criação da Comenda Jornalista Phelippe Daou, que passa a ser a mais importante homenagem do Poder Legislativo amazonense.

A discussão a respeito do Projeto de Resolução Legislativa (PRL) nº 18/2017, que institui a comenda, de autoria conjunta dos deputados Sabá Reis (PR) e Alessandra Campêlo (PMDB), envolveu dez deputados no plenário e foi aprovada por unanimidade dos presentes. O presidente David Almeida disse que será a maior comenda da Casa, porque “homenageia um dos maiores expoentes da nossa cultura, da nossa sociedade, um empreendedor e um apaixonado que muito contribuiu para o desenvolvimento da nossa região”, explicou.

O deputado Josué Neto (PSD), que abriu a discussão, destacou a figura ímpar de Phelippe Daou no jornalismo amazônico, onde se tornou um dos maiores expoentes na comunicação e no empreendedorismo, ao lado de ilustres figuras como o jornalista Umberto Calderaro Filho. Para o deputado Belarmino Lins (PROS), a proposta da comenda eterniza o nome e obra de Phelippe Daou, um dos maiores ícones do jornalismo regional e brasileiro, que se serviu dos meios de comunicação para servir bem à sociedade amazônica.

Os autores da propositura justificaram a comenda em razão da grande relevância da obra do Phelippe Daou na região, sendo que “esta é uma forma de perpetuar o nome, a memória e o que este homem representou para todos nós do Amazonas”, no entender de Sabá Reis. Alessandra Campêlo afirmou que o jornalista tem “toda uma história em defesa do Amazonas e da Amazônia e na promoção do desenvolvimento sustentável da região”.

Manifestaram-se ainda os deputados Serafim Corrêa (PSB), Luiz Castro (REDE), Vicente Lopes (PMDB), Carlos Alberto (PRB) e Dr. Gomes (PSD), todos concordando com a instituição da Comenda em nome do fundador da Rede Amazônica.

Também foram votados o PRL nº 25/2017, da Mesa Diretora, que indica os nomes dos profissionais do Magistério que serão homenageados este ano com a Medalha do Mérito Legislativo Educacional Professora Ignês de Vasconcelos Dias; o PRL nº 9/2017, dos deputados Luiz Castro e Carlos Alberto que dispõe sobre inclusão do fator RH na documentação dos servidores da Aleam; o Projeto de Lei (PL) nº 164/2017, do deputado Dr. Gomes, que torna obrigatória frase que indica local apropriado para descarte de garrafas pet; e o PL 210/2017, do deputado Orlando Cidade (PTN), que dispõe sobre propaganda contra a violência à mulher e exploração sexual de crianças e adolescentes em shows.

Ao final da votação o presidente David Almeida fez a promulgação de cinco Leis de nº 430, 431, 432, 433 e 434; e três Resoluções Legislativas nº 644, 645 e 646, estas votadas e aprovadas na sessão desta quarta-feira.

A Comenda

A Comenda Jornalista Phelippe Daou, que será confeccionada em ouro 18 quilates, adornada com o nome do homenageado e a frase de sua autoria “Amazônia Sustentável, nosso compromisso!”, tem critérios e vedações para ser votada no plenário da casa e será outorgada a apenas uma pessoa, que receberá a homenagem no dia 15 de dezembro de cada ano, data do aniversário de Pheliphe Daou. Os deputados farão indicações e o Plenário decidirá por maioria de votos.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *