Casal testa em Manaus jogo Sobrevivência na Amazônia que dispensa tablets e smartphones

O jogo Sobrevivência na Amazônia ganha adeptos Brasil afora

Jovens se deliciam ao redor do tabuleiro

ISLÂNIA LIMA – Especial para o Portal do Marcos Santos

O jogo Sobrevivência na Amazônia, criado pelo design carioca Roberto Tostes, está sendo testado pelo casal Ingrid Taskya e Victor Nikolai, que moram em Manaus. Ele promete oferecer conhecimento da região como alternativa aos tablets e smartphones. A mania da garotada conectada, entende o grupo, acaba criando barreiras ao relacionamento e decidiram inovar com a criação do jogo.

Os jogadores, utilizando cartas e dados, saltam virtualmente de paraquedas, em pontos diferentes da selva, para chegar ao ponto de resgate. No caminho vão coletando água, comida, madeira, elementos de sobrevivência, buscando chegar primeiro ao ponto e vencer. Outro critério para o vencedor é obter mais pontos e prêmios.

A opção é inteiramente offline, ou seja, fora das redes sociais e internet. Ingrid é professora e Victor design gráfico. Ambos são apaixonados por jogos de tabuleiro.

Ingrid conta que joga desde a infância, na casa dos pais, com irmãos, primos e amigos. “Era uns dos motivos para nos reunimos, até no período que nem todos moravam na mesma cidade. Quando nos encontrávamos, os jogos sempre estavam presentes”, declarou.

Com o passar dos anos e ao conhecer o marido, a professora relata que o ensinou a jogar e a gostar do “hobby” da infância dela. A dupla conseguiu “render frutos” e reúne amigos e familiares pelo menos três vezes por semana, para jogar offline, como chamam os jogos fora das redes sociais.

 

Jogo amazônico

Nos encontros semanais, um número de oito a doze pessoas se reúnem na residência do casal. E foi nesses encontros e pesquisas que conheceram o design carioca Roberto Tostes, desenvolvedor do jogo “Sobrevivência na Amazônia”, que, em parceria com o casal, enviou uma cópia para testes e impressões.

Tostes explica que a ideia original do jogo é de 1982 e que, naquela época, chegou a enviá-lo para grandes fábricas de brinquedos, como a Estrela e a Grow, mas não obteve sucesso. Retornou dois anos depois com a ideia, após conhecer jogos modernos de tabuleiro. “Minha mulher e meu filho adoraram jogar, então depois de 20 anos melhorei a ideia com uma pegada mais ecológica. Foi aí que busquei temas brasileiros, com lendas locais e juntar tudo para aventura com toque educacional”, frisou.

O design destacou ainda que a diversidade cultural brasileira ajuda na criação dos jogos. Ele acredita que as riquezas brasileiras devem ser mais divulgadas, principalmente para quem não conhece a fauna e a flora amazônicas.

De acordo com o desenvolvedor, o jogo está tendo uma grande aceitação entre os jovens e crianças, inclusive Brasil afora, já que muitos brasileiros nunca viram a floresta e os bichos. Existe uma geração digital, sem conhecimento da natureza.

 

O sentimento

O casal morador de Manaus afirma que o jogo vem causando uma grande satisfação. “Fiquei muito feliz pelo tema do jogo ser a Amazônia. Me senti recompensado por todo o esforço de criação e pesquisa ter interessado a quem deve interessar, mais que todos, o povo da região que vive nesse patrimônio do Brasil e do Mundo”, declarou Tostes.

 

Canal Continua e campeonato de jogos

O casal Taskya e Victor, além de jogar e testar novos jogos, também alimenta um canal no YouTube chamado “Canal Continua”, direcionado aos amantes dos jogos de tabuleiros. O casal, vendo a carência que havia por falta de lugar para jogar, montou o evento Amazon Boardgame – Encontro de Jogos de Mesa da Amazônia.

O evento acontece a cada dois meses, durante dois dias, com mais de 50 jogos, torneios, oficinas, sorteios, brindes.

O casal é modesto quando fala sobre a liderança do torneio. “Não nos consideramos líderes, somos mais incentivadores. Temos um grupo de boardgame, onde toda semana nos reunimos para jogar e fazer pessoas felizes fora do mundo tecnológico e tão cheio de vícios virtuais e maldades humanas”, finalizou.

 

Sobre o Jogo Sobrevivência na Amazônia

Até 6 jogadores/exploradores saltam de paraquedas em pontos diversos da floresta amazônica. Todos têm a missão de chegar ao mesmo ponto de resgate e durante este trajeto podem fazer várias atividades:

– Coletar recursos (água, comida, madeira) para sobreviver e;

– Ajudar na preservação da floresta, registrando animais em extinção e ameaças à preservação da floresta;

– Tomar decisões estratégicas (caminhos e escolhas de itens e ações).

O jogo termina quando um dos exploradores consegue chegar ao ponto de resgate ou na 18a rodada. O desempenho de cada um (contagem final dos recursos e prêmios obtidos) é que determina o vencedor.

 

Status Nacional

Em Desenvolvimento

 

Dependência de Idioma

Nenhuma

 

Domínios

Jogos de Estratégia, Jogos Familiares, Jogos Temáticos

 

Mecânicas

Ação / Movimento Programado, Colecionar Componentes, Movimento de Área, Rolagem de Dados, Seleção de Cartas

 

Categorias

Ação e Destreza, Ambiental, Animais

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *