Suframa e Amazonastur discutem ações de fomento de turismo

O superintendente da Suframa, Appio Tolentino, e o presidente da Amazonastur, Orsine Oliveira Junior, se reuniram na segunda-feira. Foto: Enock Nascimento/Suframa

A realização da Feira Manaus de Duas Rodas, a criação de um museu da história da Zona Franca de Manaus (ZFM) e a inclusão de um roteiro turístico de visitação das fábricas do Polo Industrial de Manaus (PIM). Essas foram algumas da ações de fomento do turismo discutidas entre o superintendente da Suframa, Appio Tolentino, e o presidente da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), Orsine Oliveira Junior, nessa segunda-feira (16), na sala de reuniões da autarquia.

“A busca pelo fortalecimento da parceria entre Suframa e Amazonastur é porque sabemos que a soma de esforços e a interação dos órgãos podem tornar mais fáceis e ágeis a adoção de medidas que irão atrair mais turistas para a região”, explicou o superintendente.

Conforme o titular da pasta de turismo do Estado, a ideia é começar o planejamento “desde agora” para que os eventos comecem a ser realizados em fevereiro de 2018, quando o modelo ZFM completará seu 51º aniversário. “A indução do turismo de eventos no Amazonas é a estratégia ideal para consolidar a atividade turística do Estado”, frisou Orsine Junior.

Entre as ações conjuntas previstas está a participação no Salão de Duas Rodas, que ocorrerá em novembro, em São Paulo, para iniciar o processo de captação de empresas do setor para participarem da primeira edição do Salão de Duas Rodas do Amazonas, que deverá ocorrer no Centro de Convenções Vasco Vasquez, provavelmente em março.

Outro projeto é utilizar a estrutura da Central de Fiscalização Rodoviária (CFR) da Suframa, próxima ao Porto da Ceasa, para a criação de um museu que conte a história da ZFM, incluindo a exposição de produtos que deixaram de ser fabricados. Também integrariam ao projeto, a criação de um roteiro turístico de visitação das linhas de produção das fábricas do PIM e a implantação de um “Duty Free” no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Nas lojas do Amazonas Duty Free, os produtos fabricados na ZFM serão vendidos com isenção de impostos estaduais a passageiros de voos nacionais e internacionais.

Na parceria entre a Suframa e Amazonastur também foi discutida a possibilidade do treinamento técnico de funcionários do órgão estadual para que sejam incluídas nas apresentações a potenciais investidores estrangeiros as vantagens fiscais concedidas em quem investe no Amazonas.​

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *