INSS Digital já tem a adesão de 12 municípios do Amazonas

Careiro Castanho, Novo Aripuanã e Apuí já contam com agências do INSS Digital inauguradas. Foto: Divulgação

Em pouco mais de dez dias, doze municípios do Amazonas já aderiram ao programa INSS Digital, iniciativa da Associação Amazonense de Municípios (AAM) e do Instituto Nacional de Seguro social (INSS), que deve injetar R$ 7 bilhões na economia do Estado nos próximos três anos.

Os municípios que aderiram ao programa até o momento foram: Apuí, Itapiranga, Codajás, Tonantins, Ipixuna, Humaitá, Atalaia do Norte, Eirunepé, Juruá, Novo Airão, Careiro Castanho, Novo Aripuanã e Apuí, os três últimos já com agências do INSS digital inauguradas.

“Nossa meta é que pelo menos dez agências do INSS Digital comecem a funcionar no interior até o final deste ano. Esse número vai aumentar gradativamente e em 2020 podemos gerar recursos de até R$ 150 milhões por mês para os municípios”, afirmou o presidente da AAM, Andreson Cavalcante.

Em pleno funcionamento, além do incremento na economia, o programa ainda pode gerar 100 mil empregos em todo o Estado, segundo Cavalcante.

Programa

O INSS Digital é o novo marco do atendimento do órgão no Brasil, por diminuir o tempo de espera nos processos dos beneficiários, uma vez que ele é feito todo digitalmente.  Com ele, todos os 62 municípios do Amazonas ficarão cobertos com o atendimento do INSS, o que deve ampliar dos atuais 313 mil para 800 mil beneficiários.

Atualmente, a maioria dos municípios não têm agência do INSS. São apenas 27 unidades em todo o Estado, sendo sete em Manaus. Segundo o próprio instituto, o índice de benefícios pagos, de 7,7%, no Amazonas está abaixo da média nacional de 18%.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *