Touro Preto conquista o tetracampeonato no 30º Festival Folclórico de Barreirinha. Veja fotos

Touro Preto conquistou o tetracampeonato nos 30 anos do Festival Folclórico de Barreirinha, encerrando a noite de sábado com uma apresentação marcante. Fotos: Clemente Valente

Exaltando a história e tradição do povo barreirinhense, a Associação Folclórica Boi Bumbá Touro Preto foi quem conquistou o 30º Festival dos Touros Preto e Branco no Município de Barreirinha (distante 370 quilômetros de Manaus). O bumbá da comunidade Vila Nova defendeu o tema “Raízes” e conquistou o tetracampeonato.

Com uma apresentação singular, mas cheia de surpresas, o touro das cores azul e branca encerrou a festa na noite de sábado (14). A agremiação surpreendeu público e jurados durante duas horas e meia de apresentação.

O ponto alto da noite foi a apresentação das tribos coreografadas, com uso iluminação laser na arena, além de coreografias acrobáticas. A história e arte do boi que nasceu na comunidade Vila Nova foi representada em alegorias, e os itens completaram o espetáculo.

“Quero parabenizar a galera azul e branca, meu vice-presidente Zico Beltrão por conduzir o boi durante minhas ausências, e agradeço ao boi contrário, que também fez uma apresentação valorizando ainda mais nossa cultura e nosso título”, destacou o presidente do Touro Preto Joao Paulo Beltrão.

O Touro Branco defendeu o tema “Herança”, levando para a arena dinamismo, explorando temáticas como as figuras típicas regionais, a arte e cultura do povo ariramba, como também é chamado o povo barreirinhense. A agremiação ficou com o vice-campeonato.

“Fizemos um festival folclórico moderno, mas o principal de tudo isso foi o fortalecimento da economia. O povo está alegre não só em poder participar dessa festa, mas sim em ter a oportunidade de ganhar o seu pão de cada dia. Isso me deixou alegre e satisfeito”, falou Glênio Seixas, prefeito de Barreirinha.

O festival começou na quinta-feira (12) e foi transmitido ao vivo pela página do Facebook da Prefeitura do Município. Danças folclóricas como quadrilhas típicas, cirandas, carimbó e shows de bandas locais foram as atrações durante os dois dias. O evento terminou no sábado com a apresentação dos Touros. A cidade recebeu cerca de 8 mil pessoas para o evento, que movimentou a economia local e terá maiores investimentos para o próximo ano.

Texto: David Batista

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *