Boi mirim e touros Branco e Preto movimentam festival folclórico em Barreirinha. Veja fotos

Touros Branco e Preto disputam mais um título do Festival Folclórico de Barreirinha, levando ao touródromo as figuras populares dos bumbás. Fotos: Divulgação

Há 30 anos, o Festival dos touros Branco e Preto de Barreirinha (distante 370 quilômetros de Manaus) movimentam a cultura e mantem viva a tradição da cultura popular, folclórica e de rua do Município do Baixo Amazonas.

No Festival Folclórico, quem abriu a noite foi o boi mirim Castanha, da comunidade do São Francisco do Moura. Os brincantes mostraram garra e os itens femininos, como a rainha do folclore e a porta-estandarte, empolgaram a galera. Um dos pontos altos da apresentação foi o amo do boi, de apenas 6 anos, e a vaqueirada inteira formada por crianças.

A segunda agremiação a se apresentar foi o boi Cachacinha. Com muita irreverência animou o público com as figuras da porta-estandarte, rainha da fazenda e pajé, que surgiu de salto alto. Um dos grande pontos da apresentação foi o auto do boi, que curou o Cachacinha, que estava ressaqueado. A rainha do folclore também inovou participando como personagem da lenda da bota, tendo a cunhã no encerramento.

O touro Branco foi o primeiro a fazer a passagem de som. A galera vermelha correspondeu aos apelos do apresentador oficial, Ornelo Reis, e levou emoção ao ensaio, mostrando garra na busca para reconquistar o campeonato. O amo do boi, Adriano Aguiar, mostrou que está afinado e pretende alfinetar o contrário. No bloco musical, o touro Branco mostrou que está impecável.

Já passava das 2h quando o touro Preto entrou no touródromo. A galera azul foi a loucura, especialmente com a cênica do bumbá. Com a arena tomada pelos brincantes, mostrou na passagem de som que vem determinado a conquistar mais um título.

Uma das apostas da Prefeitura de Barreirinha este ano foi a transmissão da festa pela internet, além do “pool” de cobertura das rádios locais e sites de informações. “O povo esperava por esse festival. Agradeço aos presidentes dos touros pelo empenho e pelo amor dedicado”, afirmou Glenio Seixas, prefeito de Barreirinha.

Festival é realizado há 30 anos em Barreirinha, valorizando a cultura popular

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *