Novos líderes da facção criminosa FDN, ligados a “João Branco” e “Zé Roberto”, tem prisão preventiva decretada e baixam para o presídio

Justiça do Amazonas transformou as prisões em flagrante em preventivas, e grupo ligado à facção criminosa FDN foi para presídios do Amazonas. Fotos: Divulgação PC-AM

Os quatro novos nomes da cúpula da facção criminosa Família do Norte (FDN) tiveram a prisão preventiva decretada pelo juiz plantonista Eliezer Fernandes Júnior, após audiência de custódia do Tribunal de Justiça do Amazonas.

Josué Moraes de Almeida, 29, Alan Sérgio Martins Batista, Edson Benedito da Silva, 40, e Messias Rocha de Araújo, 20, foram presos na última terça-feira, em um sítio de luxo no KM 60 da rodovia AM-010, perto do município de Rio Preto da Eva (distante 58 quilômetros de Manaus), com uma pistola ponto 40, uma pistola calibre 380, um revólver calibre 38, dois rifles, além de cadernos com a contabilidade do tráfico de drogas na capital.

Todos tiverem as prisões em flagrante convertidas em preventivas, e foram encaminhados a presídios da capital. O grupo de alta periculosidade estava sendo investigado por equipes do 23º Distrito Integrado de Polícia (DIP), e segundo o delegado titular Cícero Túlio, movimentava até R$ 3 milhões por mês com o tráfico de drogas, faturando liquidamente R$ 670 mil. A quadrilha também negociava armas com outros estados, inclusive compra de fuzil.

Os quatro homens comandavam as operações da FDN de fora dos presídios, sob o comando dos narcotraficantes líderes da facção, João Pinto Carioca, o “João Branco”, e José Roberto Fernandes, o “Zé Roberto da Compensa”. A contabilidade do tráfico era feita em um condomínio de luxo nas proximidades do 23º DIP, no Parque Dez, zona Centro Sul.

De acordo com investigações da Polícia Civil, Alan e Josué seriam os novos líderes da facção, coordenando o esquema de distribuição de entorpecentes e cumprindo as ordens da FDN. Josué foi apontado como um dos cabeças do tráfico na zona Sul, segundo informações do Departamento de Repreensão ao Crime Organizado (DRCO).

Josué comandou os chamados “soldados” do bonde de “João Branco” no Morro da Liberdade, Igarapé do 40, Crespo e Betânia. A disputa na área envolvia execuções, que já passariam de 56 mortes, e briga pelo domínio contra outro traficante de alta periculosidade, Kaio Wellington, o “Mano Kaio”, que está preso no Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM).

Delegado Cícero explicou que investigação começou há mais de 20 dias com a suspeita de que Alan e Josué seriam os novos líderes da facção. Josué é apontado por chefiar o tráfico na zona Sul

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. andrade disse:

    QUAL SERÁ OGRANDE MISTÉRIO DA IMPRENSA EM GERAL, TV, JORNAIS, BLOGS, PORTAIS, QUENÃO CONSEGUEM MOSTRAR A CARADOS BANDIDOS PRESOS ? SE VISTOS, CERTAMENTE A POPULAÇÃO IRÁ CONTRIBUIR DENUNCIANDO-OS SOBRE DELITOS QUE CERTAMENTE NÃO CONFESSARÃO.