Fundo Manaus Solidária promove três dias de festa, animação, carinho e atenção às crianças

Hoje o Fundo Manaus Solidária (FMS) encerrou a maratona de festas pela passagem do Dia das Crianças com saldo mais do que positivo em alegria, amor, diversão, carinho e sentimento de dever cumprido. Desde a última segunda-feira (9), o FMS, órgão da estrutura da Prefeitura de Manaus, levou música, teatro, educação ambiental e bucal, além de atividades esportivas e lúdicas a mais de três mil crianças dos bairros Vila da Felicidade, Colônia Oliveira Machado e Colônia Antônio Aleixo. Esses locais foram escolhidos pela primeira-dama de Manaus e presidente do FMS, Elisabeth Valeiko por serem bairros carentes de atividades infantis que possam animar, de forma lúdica e sadia, os pequenos moradores dessas áreas.

Na Vila da Felicidade, a festa realizada na segunda-feira (9) ganhou um ingrediente a mais, o aniversário da presidente do FMS e foi lá que ela comemorou a passagem de mais um ano de vida. Ao lado do marido, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto e dos cinco filhos, ela se encantou com a felicidade das crianças ao terem acesso a tanta diversão. De acordo com ela, ao pensar a festa para as crianças a ideia era que fossem realizadas atividades de rua, mescladas com atividades lúdicas e educação, tudo para que as crianças e os pais se alegrassem, mas ao mesmo tempo aprendessem mais sobre sua própria saúde e o cuidado com o meio ambiente.

“Precisamos pensar que estamos formando cidadãos, que essas crianças muito em breve serão os nossos adultos e que eles merecem e devem ter acesso ao lazer, ao entretenimento, a educação e, a construção desse ‘eu’, perpassa por essas experiências também. O FMS está se consolidando com cautela, com resguardo, mas sobretudo com responsabilidade para ser o intermediário e o idealizador de ações e movimentos que beneficiem a população da nossa cidade. Este evento, as festas para as crianças, foi o nosso primeiro grande movimento neste sentido e nosso objetivo é colocar muitos outros projetos em prática”, afirmou.

Na Vila da Felicidade, a grande atração foi o pocket show do The Voice Kids. A amazonense Marcela Bártholo, ciceroneou os colegas Laura Dávila, de Minas Gerais, Brunno Pastori, da Bahia, Melissa Noemy, de São Paulo, Flávia Scanuffo, do Paraná, Luiz Ricardo, do Rio de Janeiro, e Sofia Nunes, de Pernambuco, que levantaram o público com sua apresentação. Conforme Marcela Bártholo foi um enorme prazer para ela e para os amigos se apresentarem em um bairro distante, com carências e ao mesmo tempo com uma população tão animada e receptiva.

“Estamos todos muito felizes desde o momento em que fomos convidados para vir aqui. Sabemos que todos precisam de arte, de música e de momentos como este para se fortalecerem. Aqui mais do que dar, nós recebemos muito carinho. Foi um dia das crianças muito especial para nós também. Agradecemos pela oportunidade”, disse.

Colônia Oliveira Machado

Na Colônia Oliveira Machado, a segunda festa do Dia das Crianças, no dia 10, a manhã de diversão e alegria reuniu mais de 400 crianças que puderam desfrutar de pula-pula, pintura de rosto, peças teatrais, dançar ao som do grupo MPB Infantil, dos Garis da Alegria, além de assistir à apresentação do Show da Luna. Na parte esportiva, as crianças participaram de futebol de travinha; na ambiental receberam noções de cuidados com meio ambiente e na parte de educação bucal aprenderam como escovar os dentes de forma correta, quais são as principais doenças bucais e como evitar que elas ocorram.

De acordo com o prefeito de Manaus, Arthur Neto, O FMS caminha para se consolidar com ações que tenham um olhar afetuoso, um olhar para o futuro, sem a pretensão de querer que medidas tão imediatistas resolvam situações tão complexas. O prefeito ressaltou ainda que mais do que festas, o FMS fez um apelo à cidadania, uma advertência ao direito da criança e um apelo à cidadania.

“O Fundo Manaus Solidária, que a Elisabeth dirige, vai crescer muito conscientemente, vai ganhar mais credibilidade, ela tem o sentimento de fazer mais do que uma festa, mais do que uma doação pela doação, nossa proposta é fazer uma mudança de sentimento e de comportamento. Além disso, queremos demonstrar respeito pelas crianças. A gente tem que lembra que o respeito à criança é essencial, quem não respeita a criança moralmente, fisicamente e psicologicamente não respeita a si próprio, não respeita o seu passado, não respeita o seu presente e tenta desrespeitar o seu futuro e isso nós combatemos”, disse.

Colônia Antônio Aleixo

A última festa (dia 11) foi marcada pelo maior público dos três dias de festividade. Com mais de mil crianças, o Dia das Crianças na Colônia Antônio Aleixo encerrou com muita alegria, entretenimento, presentes e tudo mais que criança gosta. Vôlei, futebol, “aulão” no tatame, cabo de guerra, pula-pula, squash, cineminha, Show da Luna, MPB Infantil, Garis da Alegria, personagens da Disney e ainda apresentação musical de crianças que participaram do evento. Na parte ambiental foram distribuídas mudas e na educação bucal kits de higiene bucal, com escovas de dentes, creme dental e fio dental.

Participaram das atividades promovidas pelo FMS para o Dia das Crianças as secretarias municipais de: Esporte, Juventude e Lazer (Semjel), da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), do Meio Ambiente (Semmas), de Comunicação (Semcom), Infraestrutura (Seminf), Limpeza Urbana (Semulsp), Educação (Semed), Saúde (Semsa), Subsecretaria Municipal do Centro Histórico (Subsemch), Casa Militar, SMTU, Manaustrans e Manauscult.

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *