Confira a programação dos 300 anos do encontro da imagem de N.S. da Conceição Aparecida em Manaus

Igreja católica comemora hoje os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora de Aparecida por pescadores. Em Manaus, Santuário recebe programação que incluí missa campal e procissão à tarde. Foto: Reprodução

A Igreja Católica no Brasil celebra, nesta quinta-feira (12), os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, com grande celebrações e vasta programação em todo o País. Em Manaus, no Santuário que leva o nome da santa, as festividades iniciaram no dia 1º e seguem até o dia 15.

O ponto alto da festa é hoje, que tem como tema “Das águas ao coração dos humildes”. Ainda nas primeiras horas do dia, às 5h30, foi realizada uma carreata, que percorreu as principais vias do bairro de Aparecida, onde fica a igreja. Logo em seguida, às 6h, ocorreu um café comunitário partilhado. Às 8h, a Missa Solene de Nossa Senhora Aparecida e às 10h, a Celebração das Crianças.

Pela parte da tarde, as atividades iniciam ao meio dia, com a oração do Terço Mariano. Às 14h, a equipe de Liturgia do Santuário conduzirá o Ofício de Nossa Senhora, seguido da acolhida e oração dos devotos à Virgem Maria.

A procissão solene está marcada para às 17h e percorrerá o entorno do Santuário, passando pelas ruas Alexandre Amorim, 10 de Julho, Ferreira Pena, avenida Leonardo Malcher, e rua Luiz Antony, com retorno pela Ramos Ferreira. Na chegada, uma Missa Campal será realizada, encerrando as festividades do dia da Padroeira do Brasil e o Ano Mariano Nacional, na Arquidiocese de Manaus.

Confira a programação completa:

– 5h30: Carreata

– 6h: Café comunitário

– 8h: Missa solene

– 10h: Missa das crianças

– 12h: Terço Mariano

– 14h: Ofício de nossa senhora

– 16h: Acolhida dos devotos

– 17h: Procissão Solene

– 18h: Celebração campal

Data solene

O Dia de Nossa Senhora Aparecida é comemorado em 12 de outubro e é considerado feriado nacional no Brasil. Esta é a data que homenageia a padroeira do Brasil e se comemora o Dia das Crianças. O Dia de Nossa Senhora Aparecida foi oficialmente instituído a partir do decreto de lei nº 6.802, de 30 de junho de 1980.

Devido à importância que esta santa possui no país, foi construído um santuário dedicado a ela no estado de São Paulo. O Papa João Paulo II, em visita ao Brasil, consagrou a basílica brasileira como o maior santuário dedicado à Virgem Maria em todo o mundo.

De acordo com a lenda, no ano de 1717, pescadores lançaram suas redes no Rio Paraíba do Sul, com o objetivo de pescar peixes grandes para um jantar especial para o Conde de Assumar.

Eles tentaram muito, mas não estavam conseguindo pescar nada. Quando já estavam quase desistindo, um pescador chamado João Alves apanhou uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, primeiro o corpo e depois a cabeça, e enrolou-a em um manto. De seguida, as suas redes que até então vinhas vazias, abundavam em peixes.

Dezessete anos depois do achado foi construída a primeira capela. Quando a Princesa Isabel veio ao Brasil pela segunda vez, ofertou um manto azul e uma coroa cravejada de diamantes à imagem.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio e, 50 anos depois, foi decretado oficialmente que o dia 12 de outubro seria feriado oficial no País.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *