Ação lúdica na Nilton Lins leva Fada do Dente para encorajar crianças que vão ao dentista

As fadas do dente brincavam com as crianças que seriam atendidas naquele dia e aliviavam a tensão da espera. Foto: Divulgação

Isabelly Santos, de apenas 5 anos, foi com a tia Jeysiane Santos, à Clínica-Escola de Odontologia da Universidade Nilton Lins. O que ela não esperava era ser surpreendida com duas fadas do dente, que brincavam com todas as crianças que seriam atendidas naquele dia e aliviavam a tensão da espera. A ação, que será levada para outras universidades, foi aprovada pelos alunos e professores da instituição.

“Se é difícil para adulto vir ao consultório odontológico, não seria diferente para as crianças. Por isto, qualquer ação lúdica, que trabalhe com o imaginário e a fantasia das crianças são muito bem-vindas nesta hora”, avalia a cirurgiã-dentista Neila Marques, profissional há mais de 15 anos. Ela orienta seus alunos sobre a necessidade do diálogo com a criança para que ela entenda o que vai acontecer, enfrentando seus medos e criando empatia com o profissional.

Para Neila, há um tempo certo para cada criança até ela entender o que vai acontecer no consultório odontológico. “A criança vem com um medo objetivo e subjetivo, criando um mundo imaginário. Se pudermos aliar a informação com o lado lúdico, conseguimos resultados melhores”, explica a professora.

A ação Fada dos Dentes está sendo desenvolvida pela loja Primeiro Molar, de produtos odontológicos, que irá inaugurar no próximo dia 20. A atividade será levada para outras faculdades que atendam crianças em serviços odontológicos.

A ideia criativa é assinada pela agência Haus 65 e contou com duas modelos caracterizadas de Fada do Dente, que interagiam com as crianças. Também houve uma artista pintando mãos e rosto das crianças, além de outras atividades lúdicas.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *