Fieam dá inicio ao programa de Consultoria Empresarial Gratuita

As micros, pequenas e médias empresas (MPMEs) que se inscreveram no programa “Rota Global” participam da primeira fase do projeto.  O projeto oferece consultoria gratuita para a atuação no mercado internacional, resultado de um parceria entre a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

No Amazonas, a ação está sendo executada pela rede Centro Internacional de Negócios (CIN-AM), vinculado à federação. Mais de 30 empresas se inscreveram no programa no Amazonas e 17 foram selecionadas. Esta primeira fase do Rota Global  é para a   análise do perfil empresarial das empresas. Segundo o gerente do CIN-AM, Marcelo Lima, neste primeiro momento é feito o levantamento das características e objetivos da empresa com foco na internacionalização.

“Selecionamos as empresas de acordo com o seu potencial de exportação, porém, todas as empresas inscritas receberão a avaliação de maturidade exportadora, mas, somente as selecionadas receberão atendimento individual no CIN, momento em que será entregue o plano de ação para internacionalização”, relata Marcelo.

A meta era que pelos menos 500 empresas brasileiras se inscrevessem no programa, no entanto, cerca de 800 realizaram sua inscrição no Rota Global e 427 foram selecionadas, superando as expectativas. O projeto acontece simultaneamente nos Estados de: Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

“O sucesso nas inscrições do Rota Global significa que o projeto trará grandes resultados. As empresas estão empenhadas em expandir os seus negócios e entrar no mercado internacional, mas não de forma amadora e sim com a seriedade de empresas de grande porte” afirma o gerente do CIN-AM.

O Projeto

Presente em quase todas as federações estaduais de indústrias, o projeto “Rota Global” está sendo financiado pelo programa AL-Invest, no valor de R$ 1,2 milhão. O AL-Invest é um programa da Comissão Europeia de fomento à competitividade de micro, pequenas e médias empresas da América Latina. A meta da primeira etapa é avaliar a capacidade de atuação internacional de pelo menos 500 indústrias. Todos os inscritos receberão um relatório que identifica pontos fortes e desafios para a inserção internacional.

Negócios de todos os setores da indústria podem receber atendimento, com prioridade para MPMEs (empresas com renda anual até R$ 35 milhões). O serviço oferecido apoiará todo o processo de internacionalização e prevê acompanhamento regular das ações para garantir resultados e indicar correções de rota, caso necessário.

Conforme Marcelo, o programa prepara as empresas para a internacionalização. “Mesmo que essas indústrias não tenham experiência nenhuma com o mercado internacional ou com exportação, terão a oportunidade de receber esta consultoria e desfrutarão de chances reais de inserção no mercado externo”, destacou.

Segunda etapa

A partir do processo de avaliação (primeira etapa do programa), o Rota Global já selecionou 427 empresas para a próxima fase, que ai até abril de 2018. Neste período, as indústrias receberão consultoria personalizada e gratuita para construir o plano de negócios de apoio à internacionalização ou consolidação da empresa no mercado externo. O objetivo é promover melhorias concretas na operação internacional em pelo menos 200 delas até junho do ano que vem.

Segundo o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi, o programa é uma excelente oportunidade para a indústria brasileira estender a participação no mercado internacional, sobretudo as pequenas e médias empresas. “O Rota Global vai considerar a realidade de cada empresa no desenho de estratégia que dê chances reais de inserção no mercado internacional. Além disso, é uma consultoria especializada gratuita”, afirma.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *