Careiro Castanho é o primeiro município do Amazonas a ganhar unidade do INSS Digital

A agência do INSS Digital deve injetar R$ 7 bilhões na economia do Estado nos próximos três anos. Foto: Divulgação

O município de Careiro Castanho foi o primeiro do Amazonas a ganhar uma agência do INSS Digital.  A medida deve injetar R$ 7 bilhões na economia do Estado nos próximos três anos.

A inauguração aconteceu na tarde desta quinta-feira e contou com a presença do presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), Andreson Cavalcante, do presidente do diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), que deu o ponta pé inicial na implementação INSS Digital quando ainda era presidente da associação.

Para Andreson, a unidade é uma vitória para o municipalismo. De acordo com ele, pelo menos dez novas agências devem ser inauguradas. “Hoje, temos uma percentual muito baixo de pessoas assistidas pelo INSS no nosso Estado. Com essa iniciativa queremos mais que dobrar esses números”, afirmou o presidente.

De acordo com o gerente executivo do INSS Amazonas, Clizares Santana, em pleno funcionamento, além do incremento na economia, o programa ainda pode gerar 100 mil empregos em todo o Estado.

O evento contou ainda com a presença do deputado Federal Silas Câmara, o superintendente do, INSS André Fidelis, e o deputado estadual Dermilson Chagas.

Programa

O INSS Digital é o novo marco do atendimento do órgão no Brasil, e que dispensa o cidadão de comparecer a uma agência para requerer benefícios. Assim, todos os 62 municípios do Amazonas ficarão cobertos com o atendimento do INSS, o que deve ampliar dos atuais 313 mil para 800 mil beneficiários.

Atualmente, a maioria dos municípios não têm agência do INSS. São apenas 27 unidades em todo o Estado, sendo sete em Manaus. Segundo o próprio instituto, o índice de benefícios pagos, de 7,7%, no Amazonas está abaixo da média nacional de 17%.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *