Feira do Paço faz homenagem a Moacir Andrade com dança, shows e exposição

Moacir Andrade faleceu aos 89 anos, deixando entre seu legado mais de 10 mil telas pintadas. Foto: Divulgação

Com obras que eternizam o cenário, a vida e os costumes do amazônida, Moacir Andrade levou, em foma de telas, retratos da Manaus de antigamente e da vida nos beiradões do Amazonas para mais de 70 países. Por tamanha importância para a história e a cultura do Estado, o Instituto Amazônia irá homenagear o artista na Feira do Paço deste domingo (8) e durante todo mês de Outubro com diversas atividades e ações. Com entrada gratuita, a maior feira de rua da cidade acontece no entorno do Museu Paço da Liberdade, no Centro Histórico, a partir das 16h.

A homenagem será apresentada em forma de manifestações artísticas, com atuação dos grupos de dança e teatro parceiros do instituto, e exposição de obras do artista para contemplação. O evento conta com a participação da família de Moacir Andrade que recebeu, no mês de setembro, o presidente Paulo Castro e demais gestores do instituto no Ateliê do artista.

A programação musical da feira fica por conta do artista Adriano Arcanjo e da banda The Stone Ramos, embalando o público com samba-rock e muito brega. Quem também sobe ao palco para apresentar seus trabalhos são os artistas participantes do selo Uirapuru, projeto lançado pelo Instituto Amazônia no último mês e que já é resultado da Feira do Paço.

Com mais de 400 atores envolvidos, a Feira do Paço é a maior vitrine da Economia Criativa realizada mensalmente em Manaus. Nas áreas da moda, artesanato, botânica, decoração, entre outras, o setor de produtos criativos reúne um expressivo número de empreendedores que encontram na feira uma grande oportunidade de mostrar seus trabalhos, trocar contatos e gerar novas oportunidades. Os participantes integram o Programa de Desenvolvimento Manaus Economia Criativa, do Instituto Amazônia, sob tutela do gestor de cultura e economia criativa  Beto Contartesi.

Gastronomia

Outro setor atuante na feira é o da gastronomia, ofertando uma diversidade de comidas, chopp artesanal, doces, sanduíches artesanais e outras produções locais. Moradores do Centro Histórico, participantes do Projeto Social Caminhos do Frei, também comercializam seus produtos durante a Feira do Paço que tem deixado na comunidade um legado cultural, social e também econômico.

Outras áreas que já têm público cativo na Feira do Paço é o espaço infantil que resgata diversas brincadeiras de rua; o espaço PET com produtos, informações e atividades para os animais de estimação; espaço Zen, com área de massagem, meditação e palestras; e uma das mais disputadas áreas que é o espaço Geek, com jogos de tabuleiro, eletrônicos, apresentações de K-POP, e demais atividades coordenadas pelo Movimento Keep.

Moacir Andrade

Obras de Moacir Andrade compõem o livro ´Desenhos da Amazônia´ lançado no fim de 2015 pelo Instituto Amazônia, durante o evento ´As Portas do Passado Abrindo as Janelas para o Futuro´. De forma lúdica, o livro para colorir conta a história e a dinâmica social do Amazonas, por meio das cenas retratadas desde prédios históricos, festejos, manifestações religiosas e cenário cultural.

No dia 13 de julho do ano passado, em ação do instituto, Moacir retornou à escola onde cursou o primário (Escola Estadual Ribeiro da Cunha) para distribuir o livro aos estudantes e conversar com os alunos, que na ocasião expuseram desenhos em forma de homenagem. No dia 27 do mesmo mês, Moacir faleceu aos 89 anos, deixando entre seu legado mais de 10 mil telas pintadas. Parte desse acervo será exposto neste domingo (8) na Feira do Paço.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *