Mutirão de limpeza chega ao bairro Coroado

O serviço de mutirão de limpeza da Prefeitura de Manaus chegou, nesta quinta-feira, 5/10, às ruas do bairro Coroado, na zona Leste. Duas equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), contando com 90 trabalhadores, já se dividem entre as ruas São Pedro, Nova Vida, São Francisco e Avenida Cristo Rei.

Iniciando pelo Coroado III, o mutirão foi aberto no começo do dia com a passagem do servidor João Limpeza, que alerta os moradores sobre a chegada das equipes. “Primeiro, o serviço de alto-falante da Semulsp passa pelas ruas avisando os moradores para que coloquem seus entulhos para fora de seus terrenos. A partir daí, as equipes de capinação e varrição entram e, no final do dia, a remoção dos materiais se inicia”, explicou o secretário da Semulsp, Paulo Farias.

Nos próximos dias, o mutirão de limpeza deve percorrer todo o bairro que conta com aproximadamente 60 mil moradores. “Esse trabalho da Prefeitura de Manaus serve como desafogo para os bairros. É a oportunidade para população destinar corretamente materiais que os carros coletores não podem remover. Dessa forma, buscamos, também, reduzir as chances de surgimento de lixeiras viciadas na cidade. Esse é um serviço apontado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto como estratégico e muito benéfico para os bairros”, avaliou Paulo.

A moradora Felícia Bruce Caldas ouviu o alerta da passagem do mutirão e recrutou sua filha, Aurineide Caldas, para fazer uma limpeza completa no terreno. “Aqui, nós temos máquina de lavar, resto de madeira, galhos de poda e ferragens para jogar fora. Sabemos que não pode deixar isso na rua, então, esse trabalho é muito importante, porque nos ajuda com o lixo e ainda deixa nosso bairro limpo”, avaliou.

Jucilene Santos mora no Coroado há 25 anos e acompanha os trabalhos da Semulsp de combate às lixeiras viciadas no local. “Todo dia jogam colchão, cama, eletrodomésticos e outros lixos no igarapé ou nas ruas. A Prefeitura vem e limpa. Não custa nada esperar que o mutirão passe, como agora. É só botar para fora de casa”, comentou.

Durante os últimos 50 dias, sete locais passaram por mutirão de limpeza: São Raimundo, Santo Antônio, Lírio do Vale, Coophasa, Augusto Montenegro, Prosamim Desembargador Paulo Jacob, Belvedere, Conjunto Acariquara e Nova Esperança. Desde o início do ano, esse serviço já atendeu 250 áreas, com média de retirada de 406 toneladas por dia de lixo, nessa modalidade.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *