Vice-governador e novo secretário de Segurança, Bosco Saraiva, anuncia retorno do “Ronda no Bairro”

Bosco Saraiva adiantou que um dos programas que vai retomar na Segurança Pública é o “Ronda no Bairro”, lançado em 2011, que tinha ronda permanente de turnos para cobrir as 24h. Foto: Arquivo

Empossado nesta quarta-feira (4) como vice-governador do Estado, Bosco Saraiva (PSDB) vai acumular no Poder Executivo, uma das mais importantes pastas do Governo, a secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

E durante a diplomação e a posse, Bosco já adiantou que um dos programas que voltará com força total é o “Ronda no Bairro”, lançado em 2011, na época do então governador Omar Aziz, hoje senador da República. À frente do projeto estava o coronel Amadeu Teixeira, que assume como secretário-adjunto do órgão.

“Vamos dar total apoio à segurança pública, ao sistema e à mensagem de Amazonino de que precisamos que a segurança funcione melhor, com maior eficiência e a população tenha tranquilidade nas ruas. A ‘Ronda no Bairro’ vai retornar com brevidade”, anunciou o vice e secretário.

Amazonino explicou a escolha de Bosco para o cargo em razão da necessidade de precisar ter efetividade e autoridade na pasta. “Fui buscar a autoridade do vice-governador para este encargo pesado, difícil, duro e complicado, mas que ele dará conta, fazendo ainda a união e integração de todos os agentes necessários”.

No auge do programa, segundo dados da SSP-AM, a capital tinha uma ronda permanente de 24 horas a cada raio de 3 quilômetros quadrados de Manaus, composta por 18 policiais, uma viatura e duas motos de apoio.

Além de um programa, a ideia da ronda era de integrar mais o policiamento ostensivo junto à comunidade, reduzindo os índices de criminalidade. Entre 2011 e 2013, por exemplo, o número de roubos e furtos teve queda de 12,4%, passando de 63.714, em 2012, para 55.757, em 2013.

Até 2014, além de Manaus, o programa foi implantado nos municípios de Maués, Humaitá, Parintins, Itacoatiara, Iranduba, Manacapuru, Tefé, Coari, Tabatinga e Eirunepé, mas foi descontinuado na gestão do ex-governador cassado José Melo e do governador interino David Almeida.

Veja também
3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Luiz Fernando Sevalho disse:

    E tem alguma provisão para o próximo concurso da PM ?

  2. Oziel paulo disse:

    Excelente, goataia de deixar minha opinião sobre uma eficiente segurança pública, que séria muito mais eficiente se fosse realizado um processo seletivo para incorporação de mais soldados da pm se caso for haver almento do efetivo de militar, pois pelo processo será feito uma tiragem de seleção para o recrutamento, e existe muito profissionais formados em segurança que gostariam de ser pm e prestar um serviço com responsabilidade honestidade e competência. O Concurso na dar chance para pessoas entrarem na corporação militar com vicios e maus costumes ou até mesmo ja com intuito de sujar a corporação militar.

  3. rinaldo batista disse:

    O governador esta ciente funcionarios do ciops contratados foram mandados embora estao emprego o que esses pais de familia irao fazer, ele prometeu nao tirar o emprego de ninguem o sr. Secretrio de segurança tem ciencia desse fato.