Amazonino é diplomado como governador do Estado do Amazonas

Amazonino recebeu o diploma que o habilita oficialmente a governar o Estado do Amazonas, em sessão solene no TJAM. O ato encerra o processo eleitoral suplementar de 2017. Foto: PMS

Em sessão solene nesta segunda-feira (2), depois de uma eleição suplementar com inúmeros recursos aos tribunais superiores, Amazonino Mendes (PDT) tomou posse oficialmente como novo governador eleito do Amazonas, para um mandato tampão de 13 meses, tendo ao seu lado o vice Bosco Saraiva (PSDB).

A sessão solene foi aberta neste final de tarde, pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), desembargador Yedo Simões, no auditório Desembargador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro (prédio anexo do Tribunal de Justiça). Antes, todo o rito da diplomação foi cumprido: composição da mesa de honra, execução do Hino Nacional e abertura da sessão, com a diplomação dos eleitos.

Uma das ausências do ato foi a do governador interino David Almeida, representado pelo chefe da Casa Civil, José Pacífico.

Numa cerimônia rápida, o primeiro a ser diplomado foi o vice-governador Bosco Saraiva, que recebeu o diploma das mãos do desembargador, vice-presidente do TRE e corregedor, João Simões. O presidente da corte, Yedo Simões, fez a entrega do diploma de Amazonino, governador eleito com 59% dos votos.

A diplomação está prevista nos artigos 215 a 218 do Código Eleitoral e marca o encerramento do processo eleitoral. O diploma expedido pela Justiça Eleitoral atesta a vitória dos eleitos nas urnas, tornando-os aptos a tomarem posse. Sem o documento, o eleito não pode assumir o cargo, nem exercer o mandato.

A solenidade contou com a presença dos integrantes da Corte e de autoridades municipais, estaduais e federais e das Forças Armadas, incluindo o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, senador Omar Aziz, deputados federais, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), entre outros.

Amazonino Mendes com o diploma que garante a posse como governador do Amazonas. Foto: PMS

Biografia

Amazonino Armando Mendes nasceu em Eirunepé (AM), em 16 de novembro de 1939, filho de Armando de Sousa Mendes e de Francisca Gomes Mendes.

Iniciou os estudos em sua cidade natal, tendo sido aluno do Colégio Dom Bosco, em Manaus, e do Seminário do Espírito Santo, em Tefé (AM). Formou-se pela faculdade de Direito da Universidade do Amazonas em 1969. Foi casado com Tarcila Prado de Negreiros Mendes; e é pai três filhos: Armando Mendes, Lívia Mendes e Cristina Mendes.

Iniciou sua carreira política em abril de 1983, ao ser nomeado prefeito de Manaus pelo então governador Gilberto Mestrinho. Em seu mandato, deu especial atenção à urbanização dos bairros periféricos.

Exerceu o cargo de senador da República entre os anos de 1991 e 1992. Em 1994, Amazonino foi eleito governador do Amazonas já no primeiro turno, sendo reeleito em 1998. Foi prefeito de Manaus de 2009 a 2012.

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Francisco de Assis Moura Melo disse:

    Lula Livre 13