Setrab faz cadastro de artesãos e trabalhadores manuais

A equipe do Programa de Artesanato Amazonense, ligado à Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), está realizando mais um trabalho de campo no interior do Estado com o objetivo de realizar o cadastro e emissão da Carteira Nacional do Artesão e do Trabalhador Manual. São documentos importantes, pois é por meio deles que os trabalhadores têm acesso a vantagens como facilidade de acesso ao microcrédito e acesso à nota fiscal avulsa de Emissão Eletrônica (e-NFA).

A coordenadora do Programa de Artesanato Amazonense, Claudia Monteiro, passou essa semana no município de São Gabriel da Cachoeira e a partir do próximo domingo (1º) dá início a agenda nos municípios de Tabatinga, Benjamim Constant e Barcelos. Cláudia destaca a importância desse trabalho e da parceria com o Sebrae-AM e prefeituras municipais.

“Em São Gabriel da Cachoeira nós ainda contamos com a parceria da ONG Pro Arte Yanomami, que nos cedeu gasolina. Essas parcerias são essenciais para que consigamos chegar a comunidades mais distantes e de difícil acesso, além disso, conseguimos atingir um maior número de trabalhadores beneficiados”, destacou Cláudia Monteiro.

O Programa de Artesanato Amazonense tem cadastrado até o momento 2.406 artesãos e 1.263 trabalhadores manuais. Encaixa-se como artesão aqueles que utilizam matéria prima natural para a criação do produto, como fibra vegetal e madeira, por exemplo; e trabalhadores manuais aqueles que desenvolvem seu trabalho a partir de produtos industrializados, como biscuit, decoupage, pintura em tecido, entre outros.

No município de São Gabriel da Cachoeira, Cláudia Monteiro conta que eles visitaram uma comunidade formada por 14 aldeias, com um total de três mil indígenas, dos quais 300 são artesãos. “Trata-se de um trabalho importante do Governo de levar até as comunidades mais distantes do interior do Estado esse tipo de serviço de emissão de documentos”, observa o secretário da Setrab, Breno Ortiz.

Participação em feiras

Entre as vantagens de se obter a Carteira Nacional do Artesão, está a que permite a participação em oficinas e cursos de artesanato, além de feiras nacionais e internacionais.

Atualmente, o Programa de Artesanato Amazonense está com um edital aberto aos interessados em participar da 28ª Feira Nacional do Artesanato – Mãos de Minas, em Belo Horizonte (MG). O evento está marcado para acontecer entre os dias 5 a 10 de dezembro.

Os interessados têm até o próximo dia 9 de outubro para fazerem as inscrições. O edital número 005/2017 está no site do Governo do Amazonas (www.amazonas.am.gov.br/).

 

Veja também

ENTREVISTA: Balieiro, desaposentado pelo TCE, quer voltar a ser juiz e chegar a desembargador ENTREVISTA Balieiro, 'desaposentado' pelo TCE, ex-prefeito e ex-deputado estadual quer voltar a ser juiz e concorrer a desembargadorO ex-prefeito de Tabatinga e ex-deputado estadual Francisco Balieiro, 60, quer voltar a ser juiz e concorrer a desembargador. O Tribunal d...
MEC avalia implantação do curso de Medicina em Parintins Prefeito Bi Garcia acompanhou os representantes do MEC na visita aos hospitais de Parintins. Foto: DivulgaçãoDurante toda a quinta-feira, 18/01, representantes do Ministério da Educação (MEC) fizeram uma série de visitas e avaliações que vão determinar a implantação do ...
Começou a venda de ingressos para o Festival de Parintins. Veja onde comprar Foto: ReproduçãoComeçou nesta quinta-feira, 18/01, a venda de ingressos para o Festival Folclórico de Parintins 2018. A Festa dos Bois-Bumbás ocorre sempre na última semana do mês de junho. São três noites de apresentação (sexta-feira, sábado e domingo), este ano nos di...
José Melo desviou os 30% da saúde federais. E o resto? Cadê a investigação do dinheiro do Estado?... José Melo desviou os 30% da saúde federais, mas o que saiu dos cofres estaduais é maior e a sensação do contribuinte é de que essa parte não tem fiscalizaçãoSabe um cipoal de números, tabelas e rubricas? É o portal da transparência do Governo do Amazonas. Outro, pouco m...
Amazonas prepara Campeonato Internacional de Pesca Esportiva com patrocínio governamental O Campeonato Internacional de Pesca Esportiva servirá para consolidar o estado como destino para os amantes do segmento. Foto: DivulgaçãoRealizar um Campeonato Internacional de Pesca Esportiva no Amazonas é um dos projetos do Governo do Estado, por meio da Empre...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook