Manaus inaugura pista de skate do Projeto DIY – Do It Yourself em parceria com a Levi’s

Pista do projeto resultado da parceria entre prefeitura e a Levi’s Skateboarding será inaugurada no domingo, no Passeio do Mindu. Fotos: Divulgação

Será inaugurada no próximo domingo (1), no Passeio do Mindu, Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, a partir das 15h, a pista de skate do Projeto Do It Yourself (DIY), resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Manaus e a Levi’s Skateboarding. O espaço recebeu a implantação de obstáculos que formaram uma pista alternativa de skate para os adeptos da modalidade.

Manaus é a primeira capital brasileira a receber esse projeto que contou com o apoio das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf) e Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), gestora do Passeio do Mindu.

A pista segue os preceitos da cultura Do It Yourself,  que traduzindo significa “Faça você mesmo”, e foi construída pelos próprios skatistas que formam a equipe da marca, juntamente com a comunidade esportiva local.

Para a execução do projeto vieram a Manaus os skatistas Otávio Neto, Thomas Santos, Henrique Periano, Paulo Barata e Emanuel Rezende. “Isso é uma cultura que vem desde o início do skate de construir os próprios obstáculos. E aqui estamos colocando isso em prática com todo o suporte que a prefeitura está nos dando e com o reaproveitamento de material”, disse o skatista Henrique Periano.

Além da realização da obra em si, também estão sendo feitos registros de imagens sobre a execução do trabalho, cultura e belezas locais. Para isso também vieram os videomakers especializados em skate José Luiz e Wesley Silva, além do fotografo Heverton Ribeiro.

“A ideia é vir para construir junto com a comunidade local e também conhecer e mostrar a cultura, gastronomia e o patrimônio histórico da cidade”, explicou Ribeiro.

Reaproveitamento 

Grande parte do material da obra foi reutilizado como entulho, blocos de concreto, dentes de dragão e tubos de drenagem profunda. Todo o material  e maquinário foi cedido pela Seminf.

O projeto DIY foi apresentado em junho deste ano ao prefeito Arthur Virgílio Neto, que designou como espaço para a realização das intervenções a área das quadras do Passeio do Mindu. O projeto existe há quatro anos e já teve pistas implantadas nos Estados Unidos, Índia, Equador e Colômbia.

Na ocasião, o prefeito Arthur Virgílio destacou a importância da parceria para a cidade de Manaus e o reforçou que ela significa à prática do skate, hoje um esporte olímpico.

“Essa parceria é um exemplo, pois propôs a criação de um espaço público voltado para um esporte de massa que possui mais de oito milhões de praticantes no Brasil. Essa atitude dos skatistas em fazer a parceria com o município deveria ser seguida por outros segmentos”, disse o prefeito Arthur Virgílio Neto.

O projeto tem como diferencial o fato de ser desenvolvido a partir de intervenções sugeridas pelos próprios skatistas em espaços considerados ociosos e que já são utilizados eventualmente pelos praticantes do esporte.

Átila dos Santos é skatista e frequenta diariamente o Passeio do Mindu. Ele fez questão de ajudar todos os dias na construção do obstáculo e ficou muito feliz pelo projeto ter contemplado a localidade.

“É um sonho para gente ter uma pista construída pelos próprios skatistas. Ajudei porque sei que é nosso e vai fazer com que o skate local evolua cada vez mais”, declarou o skatista. 

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, destacou o caráter sustentável do projeto. “Estamos hoje num momento de fortalecimento das parcerias com a iniciativa privada e setores da sociedade, e termos a Levi’s dando esse exemplo de resiliência para todos nós é de suma importância”, explicou Antonio Nelson.

Nesta sexta-feira (29), os executivos da Levi’s visitaram a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé.

O projeto tem como diferencial o fato de ser desenvolvido a partir de intervenções sugeridas pelos próprios skatistas em espaços considerados ociosos e que já são utilizados eventualmente pelos praticantes do esporte

 

A pista segue os preceitos da cultura Do It Yourself, que traduzindo significa “Faça você mesmo”, e foi construída pelos próprios skatistas que formam a equipe da marca, juntamente com a comunidade

Veja também

MEIA-PASSAGEM 2018: Mais comodidade e menos filas para pais e alunos Pensando na comodidade, agilidade e na melhoria do atendimento, o processo para cadastro e recadastramento da Meia-Passagem 2018 será realizado apenas pela internet, por meio do site: estudantes.manaus.am.gov.br.  Alunos que nunca utilizaram o benefício, independente da ...
Veja como funciona o ‘Zona Azul’, novo sistema de estacionamento no centro de Manaus A taxa de estacionamento do Zona Azul começará a ser cobrada a partir de 17 de fevereiro. Foto: Alex Pazuello/Semcom.Começou a funcionar nesta quarta-feira, 17/01, ainda em fase de testes, o “Zona Azul” - sistema que irá organizar e democratizar o fluxo de estacionament...
Estacionar na Zona Azul vai custar R$ 3 a hora A Prefeitura de Manaus e o Consórcio Amazônia informaram agora pouco, durante lançamento do Zona Azul no Centro de Manaus que o motorista que utilizar o serviço na Avenida Eduardo Ribeiro vai pagar R$ 3 a hora, podendo ficar no máximo até três horas.A permanência do ...
Carnaval 2018 terá 100 bandas e blocos nas ruas de Manaus. Confira a programação completa O Carnaval de Rua de Manaus tem como tradição a irreverência, a diversidade e, principalmente, a criatividade do folião. Foto: Ingrid Anne/Manauscult A partir do último fim de semana de janeiro, cem bandas e blocos tomarão às ruas da cidade, em diferentes zonas, durante o ...
Semed convoca 723 professores de processo seletivo de 2016 Começou hoje a lotação de 723 professores substitutos selecionados por meio de processo seletivo na Semed. Foto: Divulgação A Prefeitura de Manaus iniciou, nesta sexta-feira (5), a lotação de 723 professores substitutos selecionados por meio do Processo Seletivo Simplifica...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook