Diplomação de Amazonino acontece no auditório do TJAM para quase 500 pessoas

Solenidade de diplomação dos eleitos no pleito suplementar, Amazonino Mendes e Bosco Saraiva, para governador e vice-governador, acontece na próxima segunda-feira, às 17h. Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) realiza, na próxima segunda-feira (2), às 17h, no auditório Desembargador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro (prédio anexo do Tribunal de Justiça), a solenidade de Diplomação dos Eleitos na eleição suplementar de 2017. O auditório tem capacidade para 458 lugares.

Serão diplomados o governador eleito Amazonino Mendes (PDT) e o vice-governador Bosco Saraiva (PSDB). A diplomação está prevista nos artigos 215 a 218 do Código Eleitoral e marca o encerramento do processo eleitoral. O diploma expedido pela Justiça Eleitoral atesta a vitória dos eleitos nas urnas, tornando-os aptos a tomarem posse. Sem o documento, o eleito não pode assumir o cargo, nem exercer o mandato.

A solenidade será dirigida pelo presidente do TRE-AM, desembargador Yedo Simões, e contará com a presença dos integrantes da Corte e de autoridades municipais, estaduais e federais.

Posse

O presidente do Tribunal Regional, desembargador Yedo Simões, disse que a posse pode ocorrer imediatamente após o recebimento do diploma que habilita Amazonino Mendes a assumir o Poder Executivo, o que o torna governador, efetivamente.

Diferentemente de um pleito regular, as eleições suplementares de 2017, que tiveram Amazonino como eleito – em razão da cassação do ex-governador José Melo por compra de votos, segundo decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) –, não seguem o prazo para posse como chefe do Poder Executivo no dia 1º de janeiro do ano seguinte, como colocaram deputados de oposição ao pedetista.

Segundo fontes consultadas pelo Portal Marcos Santos, a troca de dirigentes, neste caso, é de um governador interino por um legitimamente eleito, em dois turnos, e deve ser imediata. Com um candidato diplomado, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM) não pode impedir o mesmo de assumir o poder ou buscar retardar esse prazo ao máximo.

A Mesa Diretora da Assembleia mudou a data da posse de Amazonino Mendes do dia 5 de outubro para o dia 10 do mesmo mês, postergando a saída do governador interino David Almeida (PSD). O anúncio causou polêmica e Amazonino disse que recorreria à Justiça em razão da manobra com viés político.

Há um mandado de segurança impetrado junto ao TJAM, no dia 26 (nº 4003758-38.2017.8.04.0000), pelo o vereador do município de Nhamundá, Mauro Tiago Machado Contente Nogueira (PDT), contra a Mesa Diretora da ALEAM para garantir que o governador eleito entre em exercício no cargo no ato de sua diplomação, marcada para o próximo dia 2 de outubro, conforme o, Tribunal Eleitoral.

O relator, desembargador Djalma Martins, solicitou mais informações do impetrante para poder julgar a ação. Até a tarde desta sexta-feira (29), não havia despacho do desembargador sobre o mandado.

Biografia

Amazonino Armando Mendes nasceu em Eirunepé (AM), em 16 de novembro de 1939, filho de Armando de Sousa Mendes e de Francisca Gomes Mendes.

Iniciou os estudos em sua cidade natal, tendo sido aluno do Colégio Dom Bosco, em Manaus, e do Seminário do Espírito Santo, em Tefé (AM). Formou-se pela faculdade de Direito da Universidade do Amazonas em 1969. Foi casado com Tarcila Prado de Negreiros Mendes; e é pai três filhos: Armando Mendes, Lívia Mendes e Cristina Mendes.

Iniciou sua carreira política em abril de 1983, ao ser nomeado prefeito de Manaus pelo então governador Gilberto Mestrinho. Em seu mandato, deu especial atenção à urbanização dos bairros periféricos.

Exerceu o cargo de senador da República entre os anos de 1991 e 1992. Em 1994, Amazonino foi eleito governador do Amazonas já no primeiro turno, sendo reeleito em 1998. Foi prefeito de Manaus de 2009 a 2012.

Veja também
4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. edson santana disse:

    A partir daí vamos arrumar a casa Amazonino. O Amazonas merece um governador sério e experiente pra resolver os problemas da saúde, educação, segurança, transporte e trabalho ao seu povo. Feche este seu ciclo político com chave de ouro Amazonino. E ficará para história de nosso Estado como um grande governante. Sucesso.

  2. Ivonete Nunes marques disse:

    Parabens Amazonino voce realmente é o que estavamos precizando

  3. Antonio Pedro da Gama Filho disse:

    Confio em primeiro lugar em DEUS, e tenho pedido em minhas orações, que o SENHOR te dê governador muita saúde, mais sabedoria e sorte, pra vc e para toda à sua equipe de trabalho, a maioria que acreditou em você, está ansioso e espera que você faça, um governo para todos…

  4. Sucesso Governador Amazonino! Que Deus o ilumine. Continue sempre governando com espírito público, responsabilidade moral e sensibilidade política.